O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Geral: Operação Restinga: Escoteiros de Içara encontram degradações na orla marítima

Lixos na beira-mar, uso incorreto da água, carros na orla e esgotos a céu aberto. Estes foram os principais pontos negativos registrados pelo Grupo de Escoteiros Djalma Escaravaco, que realizou uma jornada de 16km no último final de semana, entre as barras dos Rios Urussanga e Araranguá. Na operação, coletaram material e informações para contribuir com a preservação do meio ambiente.

Nas proximidades da plataforma norte do Balneário Rincão foi observada a presença de canos (drenos) que chegavam até as dunas, trazendo uma água fétida e de coloração escura. Segundo dados coletados pela engenheira Civil e chefe escoteira, Emanoela Cardoso, no final do Loteamento Morada do Sol a degradação é ainda maior. "Lá motos, jipes, quadricículos e caminhonetes se divertem com total liberdade, trilhando as dunas, acabando com a restinga, provocando deslocamento de areia, numa completa falta de consciência ambiental", relata.

Além disso, o lixo na beira-mar foi constante durante todo o percurso. Eles insistem para que os banhistas levem sempre consigo para a o mar uma sacola de mercado. "Além de uma obrigação moral, é um gesto muito nobre", alegam os escoteiros de Içara.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário