O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Edição 1560 - Política: Gentil da Luz avalia os primeiros 40 dias de mandato


O prefeito fez uma avaliação dos dias em que está atuando em Içara. Na análise, ele falou dos problemas encontrados e salientou sobre os próximos passos que dará a nova administração municipal.

"Assumimos a Administração em um momento conturbado, sem termos um processo de transição transparente; por isso adotamos a medida de colocarmos secretários do quadro efetivo e consequentemente com mais conhecimento da situação. Colocamos à disposição o potencial de cada um. Além de estarmos profissionalizando o setor publico, estamos economizando". Com esta afirmação, o prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, fez uma breve introdução sobre a ponderação dos 40 dias de mandato no município.

No julgamento, o prefeito não deixou de citar itens que, segundo ele, não eram esperados pela equipe. "Três meses atrasados de repasse dos médico do Pronto-Socorro do Hospital São Donato, divida com INSS, máquinas sucateadas, o Balneário Rincão em completo abandono, salários de dezembro atrasados - foi o único prefeito que não pagou e não deixou dinheiro em caixa", salienta e continua. "A escola inaugurada como modelo, Quintino Rizzieri, no Jardim Elizabete, é um verdadeiro Titanic, oito ônibus escolares sem condições de transitar, colocando em risco a segurança dos alunos, as estradas do interior e dos bairros sem atenção alguma, dívida com Cooperaliança parcelada em 4 anos, entre muitas outras", registra Da Luz, concluindo o parecer sobre o que encontrou ao assumir o cargo Executivo.

Soluções
De acordo com Da Luz, o compromisso com a Cooperaliança será honrado. A divida com os médicos está sendo sanada; o salário de janeiro, dos servidores, foi antecipado. A situação da Afasi está bem perto de um desfecho positivo para todas as partes, um bom exemplo é o processo seletivo para atender às necessidades dos PSFs. "Foi contratado o mínimo possível de comissionados, apenas o necessário para cobrir setores como saúde, educação e arrecadação, para cumprirmos os compromissos herdados de uma administração cheia de vícios", declara o prefeito, que também apresenta um outro fator solucionado em seu mandato.

"Os oito ônibus escolares já foram encaminhados para reforma; foi mantido o convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF) para a aquisição de dois ônibus e um micro-ônibus, que já chegaram e vão atender à Educação e que serão pagos neste mandato; foram viabilizadas duas emendas de R$700 mil, através dos deputados Edinho Bez (PMDB) e Paulo Bornhausen (DEM), para a aquisição de patrolas", contou o prefeito, que também relaciona os encaminhamentos no Balneário Rincão como limpeza da orla marítima, renovação com empresa de coleta de lixo e as estradas com lajotas que passaram por manutenção.

Mas o foco principal para o prefeito de Içara está na maneira em que os munícipes são tratados. "Mudamos o estilo de tratar as pessoas. Tiramos a mesa e a cadeira do prefeito do gabinete, para estarmos mais presentes; e a partir de março, a mesa estará nas comunidades cumprindo parte do Plano de Governo, que é estar próximo do povo, ouvindo e atendendo às suas necessidades".

Nos primeiros 30 dias, foram adotadas medidas, conforme Gentil, prudentes, duras, amargas, "mas necessárias para podermos governar de maneira diferente, servindo à população e não nos servindo da prefeitura. Estas medidas possibilitarão a realização de obras e ações contidas em nosso Plano de Governo", enfatiza o prefeito que também se orgulha do Içara Fest. "Foi uma das maneiras de levarmos o nome de Içara para todo o país. Nosso município precisa ter o reconhecimento nacional que merece", completou o peemedebista.

Projetos
Em março, devem ser lançados os projetos Içara 50 anos e Içara Digital. "Vamos transformar Içara no município mais digital de Santa Catarina, informatizando os PSFs e interligando-os com hospital e Secretaria de Saúde; viabilizando internet gratuita para toda população içarense; informatizando e interligando escolas, CEIs (Centro de Educação Infantil) com Secretaria de Educação; informatizar a administração pública", ressalta, incluindo a construção da Policlínica e da Unidade de Saúde 24 horas. A Administração também está tratando do convênio com a CEF para o saneamento; iniciando os trabalhos para zerar o déficit habitacional, além de iniciar o projeto de pavimentação de 50 quilômetros de estrada durante os 4 anos.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário