O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Geral: Reajuste não cobre custo de produção e entidades de produtores de fumo cancelam parcerias com empresas

Depois de uma difícil reunião entre produtores de fumo e empresas fumageiras, uma parceria de longa data foi rompida. A intenção do encontro era renegociar o aumento do preço fumo. Contudo, após as entidades receberem as ofertas de cerca de quatro empresas, notaram que não haveria acréscimo, já que todas estavam oferecendo o mesmo reajuste: 12,6 %.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Içara, Jair D ‘Estefani (foto), este índice não é lucrativo para os produtores, já que o aumento no custo de produção desta safra foi de 13,6%. "Eles podem pensar que estão sendo bem pagos, mas não entendem que gastaram muito mais com insumos e mão-de-obra. A diferença não compensa", explica.

A preocupação do presidente não é com este ano, mas com o futuro da fumicultura em Içara. "As empresas estão com o agricultor na mão. Se as entidades que nos representam não têm força contra elas, o que fazer quando a safra for normal e estiver sobrando fumo?", argumenta.

Depois do encontro, as entidades se negam a negociar com as empresas, apenas se sentarão com o Sindfumo. "Quando elas precisarem de nós, não mais ajudaremos", rebate Jair.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário