O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 28 de março de 2009

COLUNISTA - Viviane MARAGNO: Cientistas fotogram HIV migrando entre as células

Imagens obtidas revelam detalhes do desenvolvimento do vírus do HIV no corpo humano.

Usando técnicas avançadas, pesquisadores americanos registraram o momento exato da transmissão direta do HIV de células infectadas para células sadias. O trabalho foi publicado nesta sexta-feira na revista Science.

Benjamin Chen, co-autor do estudo, explica que a maior parte das pesquisas na área adota como premissa a infecção das células por vírus livres no plasma sanguíneo.

Mas testes realizados in vitro mostraram que o contágio pelo contato direto entre as membranas das células - processo conhecido como sinapse viral - pode ser milhares de vezes mais eficiente para promover a infecção.

As imagens obtidas revelam detalhes da sinapse viral. Os pesquisadores incluíram no material genético do HIV, vírus causador da Aids, um gene que produz proteína fluorescente verde. Quando exposta a um feixe de laser, a substância brilha.

A técnica permitiu seguir com precisão o avanço da infecção em uma cultura de células in vitro. No artigo, os cientistas afirmam que os processos bioquímicos relacionados à formação das sinapses virais são alvos promissores para o desenvolvimento de vacinas e remédios.

"Qualquer informação sobre as estratégias utilizadas pelo vírus é muito valiosa", afirma o infectologista da Universidade de São Paulo (USP), Êsper Kallas.

O profissional recorda um estudo publicado no início do mês pela revista Nature. O trabalho mostrava como tecidos com alta concentração de células de defesa contribuem para o avanço da infecção. Ele afirma que os dois estudos vão na mesma direção.

Até a próxima semana com mais um assunto.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário