O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 31 de março de 2009

VARIEDADES - Teatro salva a vida de jovem e pretende mudar a de muitos

Grupo de Teatro “Contos da Carochinha” tem mudado o rumo da vida de 50 jovens e ainda salvou a vida de um. Agora, com a peça “Resgates”, pretende alcançar a mais outras dezenas.

Amarildo de Medeiros Bernardes (de óculos escuros, na foto acima), 17 anos, sempre foi considerado o aluno-problema da escola em que estuda, a EEB Quintino Rizzieri, no Jardim Elizabete, em Içara. Morador do Mirassol, no Balneário Rincão, resolveu entrar para o grupo de teatro por causa de uma ex-namorada, com esperanças de voltar com ela.

Entretanto, ele não esperava que a mensagem que o grupo pregrava iria mudar sua vida. “Abriu minha mente, aprendi muito. Não sei o que seria de mim sem esse grupo, já pensei seriamente em suicídio”, contou o rapaz, que afirmou ter tido uma adolescência rebelde, devido à separação dos pais, entre outros fatores.

De acordo com o coordenador do grupo e coordenador do Conselho Municipal de Cultura de Içara, Wagner dos Santos Souza (de camisa branca, ao lado de Amarildo), “muitos professores que não o suportavam chegaram a chorar após vê-lo apresentar uma peça na escola. Hoje, ele é querido por todos e um dos melhores alunos da turma, um exemplo.”

Fundado há 5 anos, o grupo, denominado “Contos da Carochinha”, passou por várias formações e tem se profissionalizado há 8 meses. Atualmente, conta com 50 estudantes, moças e rapazes, entre 11 e 19 anos, de Içara e Criciúma.

Amanhã, dia 1º de abril (não é mentira, apesar da data), será apresentado o espetáculo “Resgates”, o primeiro profissional, às 9h e às 13h na Escola Quintino Rizzieri, com o objetivo de restaurar a valorização moral e social, como a prática do abraço, as amizades, os bons modos, etc.

De acordo com Souza, que ainda dirige outros dois grupos teatrais, “Resgates” relata diversos casos de pessoas com problemas, tais como vícios em álcool e drogas, problemas financeiros, conjugais, dentre outros, e que tentam se esconder desses conflitos. “Queremos mostrar que a fé muda as pessoas, Deus tem que estar sempre à frente de nossas vidas”.

O grupo ainda arrecada alimentos e roupas para famílias cadastradas a entidades beneficentes.

Foto: Grupo Contos da Carochinha (Divulgação)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário