O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

ESPAÇO LIVRE - Qual a razão de nossa existência?

Você já se percebeu respirando? Você já admirou a imensidão azul do céu? Você já notou as rugas no rosto? O que você tem feito com sua vida? Já chorou hoje? Bem, através da escrita pudemos desabafar, acordar, repensar e, acima de tudo, enaltecer o poder transformador que a palavra tem em nossas vidas.

Eu lhe digo: o lugar nesta cidade, ou em qualquer outra, onde estão guardados os sonhos mais bonitos é o cemitério. Lá estão guardados os sonhos daqueles que já partiram. Acordaram num belo dia, sem saber que seria o último de suas vidas, nesta vida. Talvez tenham tomado um café, ido pro trabalho, mas dele não voltaram. So-mos humanos, mas às vezes agimos como se fôssemos Super.

Você ainda consegue chorar ao ouvir o som de uma bela canção? Você já percebeu o quão importante é esta mulher que Deus colocou ao teu lado. Você a escolheu através de uma mágica chamada sentimento. Sabe, quando assisto a TV e as pessoas falam de crise, índice da bolsa de valores, INPC, dólar, etc; percebo o quanto somos condicionados pelo que vemos, gostaria é que pudéssemos nos perceber como gente, e sentir mais.

Nossa sociedade é pobre de caráter porque nós somos pobres. E a pobreza revela-se na avareza, ganância, mentira, roubo, vingança. Não nos damos à mão. Mandamos a esmola para o mendigo através da empregada, do portão pra fora. Somos desiguais: apartamento de 3 quartos com suíte X casa de meia água na favela. Mas por que tem que ser assim? O fato é que estamos anestesiados com os deleites desta “nossa” vida e não mais ouvimos a dor do outro. Afinal a dor é do outro, não é minha. Não vivemos a verdadeira fé cristã, nós fingimos ser fiéis, mas não somos. Somos hipócritas e miseráveis, afinal dividir o pão não é só dar esmolas, é dar abrigo, salário digno, educação, lazer e acima de tudo dar o que não se acha mais com tanta facilidade: dividir o pão é ser honesto. Mas isso ainda acontece porque que na verdade não somos um país de corruptos, somos de fato é uma nação de corruptores, pois quem se vende sempre recebe mais do que vale.

Somos uma sociedade que cultua as grifes, você é a marca de carro que dirige, o perfume que usa, a bolsa que carrega, o sapato que calça. Você não é mais você. Você é uma marca fantasia, num mundo projetado pelo departamento de marketing das empresas. O dinheiro na verdade traz conforto, e isso não é algo ruim em si. Mas a felicidade está no valor subjetivo que se dá àquilo que se tem.

Dessa forma devemos tentar sermos felizes com aquilo que somos, para depois sermos felizes com aquilo que temos. Mas nem tudo está perdido, a escrita tem o poder de exteriorizar o inconsciente, e interagir com o mundo, na busca de pessoas que ainda pensam, e não apenas subsistem numa sociedade que não pára para perguntar o porquê. Resumo minha fala em uma frase: não perca a capacidade de indignar-se, pois quando isto acontecer, mesmo que ainda respires, você já estará morto.

Vilson Schambeck, cirurgião-dentista

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário