O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

GERAL - Criciúma monta estratégia contra gripe suína

Devido a duas suspeitas de gripe suína na cidade de Criciúma, o secretário do Sistema da Saúde, Paulo Conti, a gerente de saúde, Joyce Savi, e a técnica em enfermagem, Neiva Colle, estiveram reunidos com o prefeito, Clésio Salvaro, para montar estratégias para o município.

Esses dois homens viajaram para áreas afetadas, nos últimos 10 dias, e apresentaram o seguinte quadro clínico: febre alta repentina, superior a 38ºC, acompanhada de tosse e/ou dores de cabeça, musculares e nas articulações.

Neiva explica que um deles apresentou o quadro durante consulta em uma das Unidades de Saúde. “Fizemos coleta de material para diagnóstico laboratorial e encaminhamos para o Lacen, em Florianópolis. Porém, enquanto não tem confirmação, este paciente está sendo monitorado em casa.

Já o outro foi até o Hospital São José apresentando os mesmos sintomas. Ele segue em observação em casa, conforme orientação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, 21º Regional da Saúde e Vigilância Epidemiológica local.

Conti alerta aos que apresentarem os sintomas e que estiveram em alguma área de risco que devem procurar a unidade de saúde mais próxima.

A equipe da Vigilância Epidemiológica está preparada para dar esclarecimentos.

A Influenza Suína é uma doença respiratória causada pelo vírus tipo A, que normalmente causa surtos de gripe entre os suínos. Em geral, este vírus não infecta o homem, no entanto, existem registros de transmissão pontual do vírus para os seres humanos. Es-te novo subtipo do vírus (H1N1) é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse e secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Um comentário:

Postar um comentário