O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

GERAL - Recurso que poderá ser fundamental para a não-instalação da Mina-101 mantém-se em sigilo

Enquanto os representantes do Movimento Içara Pela Vida (MIV) aguardam pela decisão de um processo liminar de ação popular, estudos e fundamentações continuam sendo feitos nos bastidores com um único propósito: barrar a instalação da Mina-101, na localidade de Santa Cruz, em Içara.

De acordo com um dos representantes do movimento, o fotógrafo Gilmar Bonifácio, que agora é livre para se manifestar a favor desta questão, um recurso que está sendo estudado e apurado certamente vai dificultar a instalação da mineradora no município. Ele não quis divulgar o que se trata, porém, adiantou que é mais uma irregularidade no processo de licenciamento, agora certamente mais grave.

O advogado do MIV, Ideofonso Leal de Souza, também não quis adiantar detalhes do motivo do recurso, mas afirma que a equipe está em uma maratona de estudos a fim de obter todas as provas. “Não adianta divulgarmos antes de concluirmos as investigações”, explicou Souza.

Na terça-feira, Gilmar Bonifácio e Antônio Santos Matiola ficaram livres novamente para se manifestarem a favor do Movimento Içara Pela Vida.

Eles eram proibidos, terminantemente, a falar sobre o assunto desde 2008, data em que a Carbonífera Rio Deserto moveu um inquérito proibitório contra os mesmo. O processo foi arquivado no Fórum.

O acordo foi com o juiz Fernando Ritter Medeiros. “Como não praticamos nenhum ato ilícito como cidadãos (e não pretendemos fazê-lo), o juiz determinou o arquivamento”, contou o fotógrafo.

O resultado da ação popular deve sair nos próximos dias.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário