O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

VARIEDADES - Clube Recanto da Lagoa melhora a qualidade de vida dos idosos

O grupo de idosos da Lagoa dos Freitas trabalha a auto-estima com os membros e obtém resultados satisfatórios, além de aproximar os mais velhos da comunidade em geral e das famílias.

Melhorar a auto-estima dos idosos do Distrito Balneário Rincão através da socialização é o objetivo do Grupo de Idosos Recanto da Lagoa, localizado na Lagoa dos Freitas.

Os 55 membros, homens e mulheres da terceira idade se reúnem na sede do clube uma vez por semana, durante a chamada Tarde Dançante, que coorre das 13h30min até as 17h.

As atividades praticadas são diversas. Há dinâmicas de grupo, com brincadeiras diversas, danças, distribuição de lanches, entre algumas outras atividades de interação, como as confraternizações entre outros grupos de terceira idade de Içara e de outros municípios da Amrec - Associação dos Municípios da Região Carbonífera.

No encontro desta terça-feira, a turma foi animada com a presença do grupo musical “Gê & Gil”, de acordo com a presidente do clube, Dilma Rocha Souza.

O Recanto da Lagoa é mantido desde 1979 pela Entidade Feminina Içarense de Assistencia Social (Efias), que, em Içara, ainda mantém outros sete grupos de idosos.

Segundo a presidente da Efias, Rosa Maria da Silva Santos, os recursos para os grupos não são muitos, mas cada um deles consegue se auto-administrar, isto é, os próprios membros realizam eventos locais, como bingos, bailes, tardes dançantes e almoços, para arrecadar fundos e manter o grupo, que contribue com uma mensalidade de R$ 10 mensal. Os não sócios pagam uma taxa de R$ 5 para participar da tarde dançante, realizada na sede.

“O bom disso é que eles, além da realização dos eventos, ainda envolvem a comunidade e os familiares. O resultado é muito positivo”, conta Rosa Maria, acrescentando que é visível a diferença de um idoso que entra no grupo e como fica depois de um certo tempo. “A auto-estima aumenta bastante e eles ficam mais felizes, dispostos”, completa.

Quem quiser ingressar em um dos oito grupos, pode ligar no telefone 3468-2062.

Foto: Maso Nyetto (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário