O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

COLUNISTA - Susiane MENDES: Faça uma transação imobiliária segura

Para garantir uma transação imobiliária segura é necessário fazer uma análise dos documentos.

Antes de adquirir um imóvel é imprescindível que o comprador tome alguns cuidados antes de concretizar o negócio, do contrário, o que era pra ser a concretização de um sonho poderá causar inúmeros transtornos, se tornando um verdadeiro pesadelo.

É muito importante, em negociações imobiliárias, que antes da compra seja realizada uma correta análise dos documentos, tal prevenção pode evitar dores de cabeça futuras ao novo proprietário.

É preciso conferir, por exemplo, se o imóvel não está sendo hipotecado, com cláusula de inalienabilidade, penhorado por execução de dívida ou se é objeto de usufruto. Também se deve conferir se o imóvel está realmente transcrito em nome do atual proprietário, uma vez que se assim não o estiver, este não poderá transferir o imóvel ao comprador.

Outro fato que também não é incomum é que o imóvel ofertado contenha pendências tributárias. Assim, o pretenso comprador não pode esquecer de analisar tal possibilidade, antes de concluir a negociação.

O ideal é que o comprador já obtenha as certidões antes de consolidada a transação, mesmo antes de qualquer pagamento a título de antecipação. Portanto, para evitar que se invista em um negócio duvidoso, é de suma importância que antes da efetivação da compra de um imóvel a documentação seja cuidadosamente analisada pelo futuro dono.

Sendo assim, quem vai investir as economias na compra de um imóvel deve cercar-se de toda segurança, inclusive procurando profissionais de sua confiança para garantir que o negócio não lhe traga problemas futuros. O que pode parecer uma economia hoje, pode amanhã causar sérios prejuízos.

Até a proxima semana com mais um assunto.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário