O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

VARIEDADES - Caminhada sobre brasas em tradicional Festa Junina

Pelo quarto ano seguido, a Família Brogni, comemora uma grande Festa Junina com direito à fogueira, quadrilha infantil e um tapete de brasas, onde os convidados caminham descalços.

A Família Brogni realiza há quatro anos, no bairro Cristo Rei, em Içara, uma tradicional Festa Junina sempre na véspera do Dia de São João. Na noite desta terça-feira, dia 23 de junho, reuniu mais de 200 pessoas, entre familiares, vizinhos e convidados.

Entre as atrações típicas de uma festa junina, como pinhão, quentão, quadrilha das crianças, amendoim torrado, cachorro-quente, pipoca e a grande fogueira, mas o que sempre se destaca no evento é o tapete de brasas.

As brasas da fogueira são dispostas pelo chão formando um pequeno corredor, por onde os familiares e convidados caminham.

Para Laudir Brogni, essa é a atração mais esperada. “Temos de passar na véspera de São João, assim manda a tradição”, explica ele.

De acordo com um dos organizadores da festa e amigo da família, Bruno Neka Dal Pont, a tradição diz que somente na véspera do Dia de São João, caminhar sobre as brasas não machuca ou arde o pé.

“Uma senhora calmamente tirou as sandálias e caminhou tranquila sobre as brasas. Foi de arrepiar para quem assistia”, conta Neka, que, ao contrário de alguns na festa, não quis se arriscar a andar por sobre as brasas.

História da Festa Junina:
Os festejos juninos começaram na Europa antiga, onde durante o solstício de verão (dia mais curto com noite mais longa do ano) era comemorado o início da colheita. Nessas festas eram oferecidos alimentos e animais a um deus Juno (“deus da fertilidade”), além da fogueira, para espantar os maus espíritos, e danças características.

Com a difusão do catolicismo, os festejos se transformaram e acabaram homenageando os santos que nasceram no mesmo período da antiga festa.

Para o Brasil, os jesuítas trouxeram a cultura. Porém, antes disso, os índios já festejavam a época, para que a colheita fosse boa. A essa mistura foi acrescentado o jeitinho brasileiro, que acabou na festa junina.

Foto: Divulgação
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário