O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

ESPAÇO LIVRE - Alunos da rede estadual podem se inscrever para o Enem

A Secretaria de Estado da Educação alerta aos estudantes concluintes ou àqueles que já concluíram o ensino médio que estão abertas inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009.

As inscrições vão até às 23h59min do dia 17 de julho e só poderão ser realizadas pela Internet, por meio do endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br.

As 36 Gerências Regionais de Educação estão orientando as 1.323 escolas da rede pública estadual para que os alunos que não possuam computador se inscrevam utilizando os equipamentos das salas informatizadas das unidades escolares.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep), órgão vinculado ao MEC e responsável pelo exame, desde o primeiro dia da inscrição, segunda-feira (15), já foram registrados 157.221 candidatos. Em apenas dois dias, o número já supera a primeira edição, de 1998, quando teve 157.221 inscritos.

O secretário Estadual de Educação, Paulo Bauer, atribui a procura ao fato de que o Enem a partir de agora servirá, também, para o ingresso em universidades federais.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) utilizará 20% da nota do exame e para ocupação de vagas remanescentes. O aluno poderá optar em utilizar ou não a nota no processo seletivo. Além da UFSC, oito universidades aderiram ao Enem. A lista inclui as federais do Rio Grande do Sul (50% das vagas); de Pelotas, que adotará o exame em fase única e para as vagas remanescentes a partir deste ano; a de Santa Maria (em fase de decisão), a Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (também adotará em fase única); e a Universidade Federal do Pampa (adotará o Enem em fase única a partir de 2010). E a do Paraná (10% da prova objetiva) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (em fase única).

A Prova I do exame será realizada no dia 3 de outubro (sábado), das 13 às 17h30min, englobando Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No dia 4 de outubro (domingo) ocorrerá a Prova II, das 13 às 18h30min, abordando Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e as Tecnologias.

A pedido da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) foi criado um Comitê de Governança, que tem entre as responsabilidades discutir e acompanhar a elaboração do novo Enem e o impacto no currículo do ensino médio. Integram o Comitê representantes do Inep, do MEC, da Andifes e do Conselho Nacional de Secretários de Educação.

Saiba mais – O candidato deve acessar a página do Inep, preencher ou atualizar dados cadastrais e o cadastro de inscrição com as informações necessárias, incluindo a cidade escolhida para a realização das provas e se pretende utilizar o resultado do exame para o vestibular. Enviar as informações e verificar se a transferência foi realizada com sucesso.

O candidato que é isento da taxa de inscrição (alunos da rede pública e os economicamente carentes) deverá imprimir o comprovante da mesma. Os pagantes devem imprimir o boleto e o efetuar o pagamento de R$ 35, em qualquer agência bancária integrada ao Sistema Nacional de Compensação ou solicitar isenção de taxa. A inscrição só será validada após o recebimento pelo Inep do comprovante de pagamento enviado pelo Banco do Brasil. Os comprovantes de inscrição estarão disponíveis na página http://enem.inep.gov.br/inscricao.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário