O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

VARIEDADES - Lions não é um clube de lazer e sim de fazer, explica Mara Modolon Lima

A presidente do Lions Clube Içara Centro, Mara Rúbia Maria Modolon Lima, ressalta o que realmente é o Lions, pois, segundo ela, há muita gente que acredita ser uma entidade filantrópica.

“Caros leitores, Lions não é um clube de lazer e menos ainda de beneficência, mas um clube de FAZER. Lions é essencialmente um Clube de Serviço. É um clube de pessoas de bem, que se reúnem para tratar de assuntos pertinentes à organização do próprio clube ou da comunidade na qual está inserido, para valorizá-los, ou finalmente do bom relacionamento entre todos os povos da terra, visando a Paz Mundial”, explica a presidente do Lions Clube Içara Centro.

O Lions, sempre que solicitado, dá todo apoio às entidades filantrópicas através do serviço prestado pelos ‘leões’, engajados nas diretorias dessas entidades ou simplesmente trabalhando em campanhas que visam ajudá-las. “Vale lembrar que temos companheiros e domadoras em diretorias de várias entidades filantrópicas de nosso município. Cabe ainda ao Lions a tarefa de detectar os problemas comunitários e, na impossibilidade de resolvê-los, apresentar às autoridades competentes alguns caminhos que possam levar à solução do assunto, inclusive com a colaboração individual de leões e seus relacionamentos”, acrescenta.

Sendo o Lions um clube de líderes, tem a seu dispor um potencial enorme. Exemplificando: quando um companheiro de Lions doa uma ou duas cestas básicas com os próprios recursos financeiros, isto é filantropia. Quando o Lions Clube cria ou se envolve em um projeto, só dele ou com outras entidades, isto é serviço. Como exemplo de um projeto social que o Lions Içara Centro está envolvido, é o engajamento dos Leões na construção do Hospital de Olhos do Lions de Santa Catarina, para atendimento gratuito às pessoas carentes.

Se não é uma entidade filantrópica, o que é o Lions então? Lions é uma conduta de vida, que se inspirou em um corpo de ideias no pensamento de Melvin Jones. Ele não teve tempo de formular um sistema, mas ofereceu aos homens um roteiro de conduta, que é, no sentido lato, filosofia de vida, como atualmente se costuma dizer.

Lions é algo em torno do qual as pessoas se agremiam para conviver, para resolver os problemas na vida coletiva. Uma instituição que congrega pessoas para fins altruístas, dentro do espírito de companheirismo.

Lions é um sistema de ação, baseado no convívio, capaz de, por si só, conferir à vida uma dimensão nova, abrindo às pessoas outros horizontes, canalizando-lhes a vontade para ações solidárias e planejadas, isto é, ligando-se ao semelhante não pela prática somente da caridade, que é todavia nobre, mas pertence a outra camada do querer humano.

“Portanto caro leitor, a dúvida está esclarecida. Lions é essencialmente um clube de serviço e não uma entidade filantrópica, finaliza Mara Modolon Lima, presidente do Lions Clube Içara Centro.

Fotos: Divulgação
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário