O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

ESPAÇO LIVRE - Todo mundo entende de polícia

Tenho observado através da mídia, que nos últimos tempos, diante do recrudecimento da violência no país, qualquer pessoa, sem conhecimento de causa, sem qualquer dado técnico ou cientifico, completamente leiga em planejamento de segurança pública, atrás somento dos holofotes que a imprensa proporciona, arvora-se em expert no assunto, emitindo opiniões divorciadas da realidade, sem qualquer suporte probatório, no simples afã de mostrar-se conhecedora do tema.

Em que pese a Segurança Pública ser um dever de todas, polícia e sociedade, a administração do emprego das polícias é feita por profissionais extremamente zelosos e conhecedores das necessidades locais.

Neste viés, por força da capacidade profissional, da competência legal e dos conhecimentos específicos dos índices de ocorreências e das necessidades locais, o deslocamento, o emprego, a logística e a utilização dos efeitos é uma faculdade das autoridades policias - delegados e oficias - tendo como norte, sempre, a tranquilidade, públcia e a segurança cidadã.

Desta forma, causa estranheza que pessoas que não militam o dia-a-dia da rotina polícial, que desconhecem as matizes que formam o intricado sistema de segurança pública e que ignoram o sagrado mister de dedicar integralmente sua vida em prol da socidade, se utilizem de mídia para comentar fatos e dados que nao sabem, falando como se possuíssem conhecimento de causa e dados científicos para dar sustentação aos argumentos.

Sobre dados estatísticos, emprego de policiais e viaturas, necessidade global da comunidade entre outros assuntos nao seria melhor perguntar a quem detém o conhecimento?

As informações postadas por pessaos sem conhecimento de causa denotam uma rivalidade política, interesses partidários, utilizando a segurança pública, anseio da população, como pano de fundo, o que é lamentável e prejudicial a comunidade, já que espalha um temor infundado e aumenta apenas o descrédito das instituições.

José Augusto Rodrigues
Pós Graduado em Segurança Pública PUC/RS e cabo da Polícia Militar de Içara

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário