O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 16 de junho de 2009

GERAL - Campanha contra a Pólio iniciou nesta segunda-feira

O prefeito Gentil da Luz abriu a campanha vacinando a primeira criança no Centro de Educação Infantil Pequeno Príncipe, no Bairro Raichaski, onde foram realizados várias atividades e brincadeiras.

Nesta segunda-feira, dia 15 de junho, teve início a Campanha Nacional contra a Poliomielite. Com o slogan “Não dá pra vacilar. Tem que vacinar”, a ação tem o objetivo de manter a erradicação da paralisia infantil no país.

Em Içara, a abertura oficial ocorreu no Centro de Educação Infantil Pequeno Príncipe, no bairro Raichaski.

Durante todo o dia as crianças participarão de brincadeiras e atividades, o evento contou com a presença do prefeito Gentil Dory da Luz, que aproveitou para vacinar a primeira criança. A Gestora Municipal de Saúde, Mira Dagostin também compareceu.

A gerente administrativa da Vigilância em Saúde de Içara, Terezinha da Assunção Costa, informa que todas as unidades de saúde estarão vacinando crianças de até 5 anos contra a paralisia infantil, a partir de segunda-feira.

Terezinha ainda salienta que a meta proposta pelo Ministério da Saúde é de vacinar 4.267 crianças no município. “O dia escolhido como oficial pelo Ministério será 20 de junho, sábado, e nesta data todas as unidades de saúde também estarão funcionando das 8 h às 17 h, sem fechar ao meio dia”, explica a gerente administrativa.

Mira Dagostin ressalta que é muito importante que os pais se conscientizem e tragam seus filhos, pois não existe tratamento para a poliomielite. “Somente a prevenção com a vacina garante que a criança seja imunizada contra a doença. A vacina contra a pólio é segura e não traz contra-indicações”.

O Ministério da Saúde adota três calendários de vacinação obrigatórios que estão disponíveis no site (www.saude.gov.br).

As crianças devem ser protegidas desde o nascimento até os 10 anos de idade para ficar imunes a doenças como paralisia infantil, sarampo, rubéola e caxumba. Na adolescência e na fase adulta a vacinação continua para evitar a hepatite B, difteria, tétano, febre amarela e a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). E para os idosos acima de 60 anos, o programa acrescenta a vacina contra gripe.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário