O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

VARIEDADES - Cidade de Deus é o 4º na lista dos melhores filmes estrangeiros

Revista americana selecionou os 25 filmes essenciais desta década e a indicação ao Oscar seria “um dos raros momentos de clareza da Academia”, superando outras produções internacionais.

A revista norte-americana “Paste” selecionou os 25 filmes estrangeiros mais importantes da década e colocou a produção brasileira “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles, na quarta colocação.

O longa está à frente de produções assinadas por importantes cineastas, como Pedro Almodóvar, Wong Kar-Wai e Alejandro González Iñárritu.

De acordo com a revista, as quatro indicação ao Oscar do filme brasileiro em 2004 deixaram muitos chocados, mas teria sido “um dos raros momentos de clareza da Academia”.

O texto afirma ainda que o longa de Meirelles não precisa, no entanto, de prêmios para garantir seu lugar na história do cinema.

“Universalmente aclamado por sua honestidade visceral em descrever o crime organizado no Rio de Janeiro, o filme é o melhor tipo de obra de arte: aquela que vem de um talento não conhecido em um lugar improvável”.

Antes de “Cidade de Deus”, figuram na lista “O Labirinto do Fauno”, do mexicano Guillermo del Toro, “O Tigre e o Dragão”, do diretor taiwanês Ang Lee, e “O Escafandro e a Borboleta”, produção francesa assinada pelo diretor americano Julian Schnabel.

Constam ainda na lista “Fale com Ela” e “Volver”, de Pedro Almodóvar, o alemão “A vida dos outros”, “Amores brutos”, de Iñárritu, o romeno “4 meses, 3 semanas e 2 dias”, o francês “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, entre vários outros.

Confira a lista completa dos filmes:
1. O Labirinto do Fauno
2. O Tigre e o Dragão
3. O Escafandro e a Borboleta
4. Cidade de Deus
5. Fale com Ela
6. A Viagem de Chihiro
7. Amor à Flor da Pele
8. A Vida dos Outros
9. Amores Brutos
10. Cache
11. 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias
12. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
13. E Sua Mãe Também
14. The Best of Youth
15. Ninguém Pode Saber
16. Entre os Muros da Escola
17. Yesterday
18. Paradise Now
19. A queda – As Últimas Horas de Hitler
20. Gomorra
21. Oldboy
22. Deixe Ela entrar
23. Volver
24. Persépolis
25. Maria Cheia de Graça

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário