O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

POLÍCIA - Em ato de coragem policiais salvam homem de incêndio

Os soldados da Polícia Militar de Içara, Itamar de Souza Fernandes e Arcelino Alves Machado, poderão receber uma promoção por ato de bravura, segundo o major Jorge Luiz Silva, da PM.

“Nós estávamos vigiando a saíde de alunos de uma escola à noite, quando fomos avisados que havia uma briga de casal e que devíamos averiguar”, conta o soldado Itamar de Souza Fernandes, do 2ª Companhia da Polícia Militar de Içara (PM).

Foi assim que começou a ocorrência que marcaria a carreira dos dois militares.

Os soldados Itamar Fernandes, de 36 anos e há 15 como soldado, e Arcelino Alves Machado, de 47 anos e 21 de Polícia Militar, foram responsáveis por salvarem a vida de R.R.A., 26, na noite de 25 de junho, quarta-feira, às 22h30min.

Segundo a ocorrência, após uma briga com a esposa, A. incendiou a própria casa, na Rua Luiz Zilli, no Bairro Jaqueline, em Içara. A mulher e a enteada saíram e os soldados foram acionados.

“Fomos preparados apenas para acalmar os ânimos dos envolvidos, mas ao chegarmos havia pequenas chamas saindo pela janela da sala. Em questão de segundos, o fogo já estava muito alto”, relatou Machado.

Foi então que um cidadão gritou que A. estava dentro da casa. “Não deu tempo para pensar, corremos para os fundos da casa e arrombamos a porta. O sujeito estava desmaiado, devido à fumaça que tinha lá dentro”, segundo Fernandes.

Assim que retiraram o corpo, o teto da casa desabou. De acordo com Machado, se o rapaz estivesse ainda lá dentro, com certeza teria morrido.

O homem foi levado ao Hospital São Donato, em Içara, pelo Corpo de Bombeiros, que gastaram 7 mil litros de água para apagar o incêndio.

Um grande número de curiososos se aglomeraram pela rua para ver o que estava acontecendo.

Segundo depoimentos da esposa e proprietária da casa, Marcolina da Silva, o próprio companheiro foi quem ateou fogo na residência de alvenaria, que ficou totalmente destruída, bem como todos os móveis, objetos e documentos.

Na mesma noite em que foi internado, o rapaz fugiu do hospital, sem dar esclarecimentos.

No Batalhão da PMI, o major Jorge Luiz Silva elogiou o ato dos dois em um boletim interno oficial, que vão para as fichas de conduta dos soldados. “Uma sindicância está sendo aberta para averiguar todos os detalhes do ocorrido. Os soldados poderão ganhar uma promoção por Ato de Bravura”, explica o major.

A sindicância da Polícia Militar deve levar até 30 dias para ser concluída.

Ao serem questionados sobre a sensação de, agora mais calmos, após analisarem a situação, terem arriscado as próprias vidas para salvar a de um estranho, Machado respondeu prontamente e com orgulho da profissão: “Sensação de dever cumprido”.

Fotos: Djonatha Geremias (1ª e 2ª) e Maso Nyetto (3ª) / Jornal Içarense
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário