O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

POLÍTICA - Título Eleitoral poderá ser solicitado pela Internet

Em Santa Catarina, o sistema será implantado no dia 17 de agosto e dará uma facilidade e agilidade para os eleitores fazerem os títulos e regularizarem a situação, caso não tenha votado.

Os eleitores de todo o Brasil poderão solicitar o título eleitoral pela Internet a partir de agosto. O novo cronograma já vem sendo implantado dês de 1° de julho deste ano pelo corregedor da Justiça Eleitoral, Félix Ficher.

No dia 6 deste mês, Rondônia foi o primeiro estado a receber a novo sistema de solicitação, e no dia 13 de julho, o Maranhão. Para a Capital Federal, Brasília, a implantação será no próximo dia 20, seguido dos estados de São Paulo e Paraná, que será no dia 27.

Nos demais estados, a implantação do projeto será em agosto. No dia 3, Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão e Rio Grande do Sul passarão a contar com o serviço; Acre, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio de Janeiro e Sergipe, no dia 10 de agosto.

Em Santa Catarina, o projeto chegará somente no dia 17 de agosto juntamente com os estados do Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais e do Rio Grande do Norte. O cronograma encerra no dia 27, nos estados do Amapá, Bahia, Pará, Pernambuco, Roraima e de Tocantins.

Para solicitar o título, o eleitor deverá preencher um formulário pela Internet e depois levar um comprovante de residência, identidade e CPF para retirar o documento no Cartório Eleitoral.

Também poderão ser realizadas transferências de título para outra cidade, será possível regularizar a situação com a Justiça Eleitoral nos casos de eleitor e mesário faltosos, alistamento tardio e eleitor com multa eleitoral. Será possível agendar atendimento prévio.

Para o Cartório Eleitoral de Içara, a mudança será bem vinda.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário