O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

COLUNISTA - Walterney RÉUS: Espada de Dâmocles

Você, leitora e leitor, já ouviram a expressão: “estar sob a espada de Dâmocles”? Ela significa um momento muito difícil na vida de uma pessoa, de uma cidade, de uma nação. Significa que está na hora de se tomar decisões arrojadas, que exigirão coragem. Pois, só para matar curiosidade de alguns, conto donde surgiu a expressão.

Antes do Cristo, havia na Sicília uma cidade-estado chamada Siracusa, que era governada por um Rei muito rico chamado Dionísio, o Velho. O homem vivia em um palácio de causar inveja a outros reis. Havia grande criadagem que lhe supria todas as vontades, e suas palavras eram cumpridas à risca. Muitas pessoas invejavam a vida de Dionísio, dentre estas, Dâmocles, um dos conselheiros e amigo do Rei que vivia dizendo:

- Que sorte a sua! Você tem tudo que se pode desejar. Só pode ser o homem mais feliz do mundo!

Dionísio foi ficando cansado de ouvir isso, até que um dia propôs a troca das funções, por um dia apenas. E então, no dia seguinte, Dâmocles foi levado ao palácio e todos os criados reais lhe puseram na cabeça a coroa de ouro. Ele sentou-se à mesa na sala de banquetes e foi-lhe servida lauta refeição. Havia vinhos requintados, raros perfumes, lindas flores e música maravilhosa. Recostou-se em almofadas macias. Sentiu-se o homem mais feliz do mundo.

- Ah, isso é que é vida! - confessou a Dionísio, que se encontrava sentado à mesa, na outra extremidade. - Nunca me diverti tanto.

De repente Dâmocles enrijeceu. O sorriso fugiu-lhe dos lábios e o rosto empalideceu. Suas mãos tremeram. Esqueceu-se da comida, do vinho, da música. Só quis saber de ir embora dali, pois havia observado que pendia bem acima de sua cabeça uma espada, presa ao teto por um único fio de crina de cavalo. A lâmina brilhava, apontando diretamente para seus olhos. Ele foi se levantando, pronto para sair correndo, mas deteve-se temendo que um movimento brusco pudesse arrebentar aquele fiozinho fino e fizesse com que a espada lhe caísse em cima. Ficou paralisado, preso ao assento.

- O que foi meu amigo? - perguntou Dionísio - Parece que você perdeu o apetite.

- Essa espada! Essa espada! - disse o outro, num sussurro - Você não está vendo?

- É claro que estou. Vejo-a todos os dias. Está sempre pendendo sobre minha cabeça e há sempre a possibilidade de alguém ou alguma coisa partir o fio. Um dos meus conselheiros pode ficar enciumado do meu poder e tentar me matar. As pessoas podem espalhar mentiras a meu respeito, para jogar o povo contra mim. Pode ser que um reino vizinho envie um exército para tomar-me o trono. Ou então, posso tomar uma decisão errônea que leve à minha derrocada. Quem quer ser Rei precisa estar disposto a aceitar esses riscos. Eles vêm junto com o poder, percebe?

Só aí Dâmocles percebeu que a prosperidade do Rei tinha um preço, o das decisões difíceis.

Está mais do que na hora, Içarenses, de tomarmos as decisões corajosas sobre nossa relação com as coisas e pessoas à nossa volta. Você está tendo a rua lajotada, mas percebe que dois ou três estão se movimentando para conseguir “benesses” malandras, lute contra. Você pertence a uma associação, a uma cooperativa, a uma entidade qualquer e percebe a desconstrução desse organismo por meia dúzia, lute contra. Você é eleitor de político que descumpre os postulados éticos do partido que o elegeu, que descumpre promessas, lute contra.

Lutar contra é uma decisão difícil, porque implica em ser alvo da maldade, da traição, da corrupção, mas é melhor, muito melhor do que ficar nos bares, nos cantos de sala, aos sussurros, falando que em Içara só tem ladrão, que ali-babá, aqui, teria de fazer concurso, ou projeto de lei, para selecionar seus 40 ladrões. Ninguém aguenta mais essas pessoas que só “querem cuidar da própria vida”, comerciantes que nunca marcam posição porque são “comerciantes”... da vida de seus próprios filhos.

Se há uma espada sobre sua cabeça... É PORQUE SUA CABEÇA TEM VALOR.

Até a próxima semana...

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário