O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

VARIEDADES - Casa do Escritor é novo espaço da Academia Içarense de Letras e Artes

Um espaço aconchegante, histórico e que inspira cultura é o novo ponto de encontro para os vinte e três acadêmicos içarenses de Letras e Artes, inaugurado sexta-feira, no Centro de Içara.

No dia 14 de agosto, sexta-feira, ocorreu a inauguração do novo local de encontro dos membros da Academia Içarense de Letras e Artes (AILA).

As reuniões agora vão acontecer na antiga residência de Melchíades Bonifácio Espíndola, localizada na Rua Coronel Marcos Rovaris, n° 87, Centro de Içara, no segundo piso do Da Vó Café.

A casa é uma das poucas remanescentes em Içara, com cerca de 80 anos de idade (Içara ainda está prestes a completar 50 anos).

Segundo a presidente da AILA, Sônia Therezinha Ribeiro Batista, a construção continuará de pé pelo menos por um ano, após isso, é possível que ela seja demolida para a construção de um shopping center, que está em estudo.

O local possui dois pequenos cômodos sem muita mobília, mas muito aconchegantes e propícios para o desenvolvimento das reuniões da academia.

Antes deste local, os acadêmicos se reuniam na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, onde têm um espaço reservado durante todas as segundas sextas-feiras de cada mês.

“O problema é que era um espaço muito amplo e propício à distrações. Já aqui, por ser um local menor e sem trânsito de outras pessoas, nós podemos nos concentrar no foco da reunião”, explica Sônia.

A saber, os objetivos das reuniões são justamente debater ideias e apresentar as obras de cada um, tais como poemas, histórias, crônicas, contos, pesquisas, teatros, corais, etc.

Nomeada “Casa do Escritor”, o ambiente sediará a partir de então os encontros da AILA, sendo que o próximo será no dia 11 de setembro, às 19h30min.

De acordo com a presidente, as reuniões podem ser visitadas por não-acadêmicos, desde que avisem com antecedência pelo telefone da presidente: (48) 3432-2308.

A ex-presidente da AILA, Elza de Mello Fernandes (colunista semanal do Jornal Içarense), diz que mais do que reuniões, os “sonhadores - pois antes de escritores, somos primeiramente sonhadores”, segundo ela - precisam de convivência, pois não basta apenas se reunir e conversar, mas praticar atividades, tanto na área da literatura quanto na área das artes.

Assim, um dos cômodos do novo local será destinado à Biblioteca da Casa do Escritor, reunindo as obras de todos os acadêmicos da AILA.

“Queremos deixar para as próximas gerações uma forte Casa do Escritor, mesmo que o local mude”, conta Elza de Mello.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário