O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 22 de agosto de 2009

GERAL - Barreira põe casas em risco de desmoronamento em Esplanada

Empresa de cerâmica faz extração de argila na Esplanada e ultrapassa limites de segurança, fazendo com que um terreno particular desmoronasse, pondo em risco outras casas e a estrada.

Nesta quinta-feira moradores de Alto Alegre, localidade do bairro Esplanada, denunciaram que um terreno particular desmoronou parcialmente causando rachaduras nas casas, devido à extração de argila em uma barreira vizinha. Proprietário de uma cerâmica não respeitou o limite de segurança.

O comerciante José Airton Patrício, 51 anos, morador há 5 anos e dono do Mercado Alto Alegre há 7, teve o terreno, parcialmente, destruído por causa do desmoronamento.

Segundo ele, os trabalhadores da barreira a cada dia avançavam, mesmo sob ameaças de serem processados pela ilegalidade de não obedecer aos limites de segurança.

Segundo Auréa Lins Medeiros, 62 anos, moradora há mais de 20 anos na localidade, os fiscais da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) estiveram no local, há algumas semanas, colocando estacas com os limites de 15 metros de distância de ruas e terrenos particulares. Entretanto, os trabalhadores da cerâmica continuaram extraindo além do limite, derrubando as estacas.

A empresa de extração é a Cerâmica Orvalhense, do Sangão, cujo responsável é Valdemar Felisberto.

Ele alegou ter desconhecimento sobre o desmoronamento, reforçado pela temporada de chuvas dos últimos dias. Ainda ontem, após tomar conhecimento da situação, visitou o local e conversou com Patrício.

Ainda assim, os danos causados continuam oferecendo riscos à população ao longo da Rua Geral da Esplanada, a Rodovia Ângelo Zilli, pois a estrada de chão está limitada não por calçadas, mas pelo barranco de dezenas de metros de altura.

Segundo Auréa, muitos caminhões e ônibus passam por ali, cuja trepidação pode fazer com que o barranco venha a ceder a qualquer momento.

A Fundação de Meio Ambiente de Içara (Fundai) recebeu a denúncia na tarde de ontem e, segundo o fiscal Múcio Carlos Júnior, o local será fiscalizado o mais breve possível.

Fotos: Alex Cichella (1ª e 2ª) e Djonatha Geremias (3ª) / Jornal Içarense
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário