O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

POLÍTICA - Centro de Triagem começa a funcionar atrás do HSD

A unidade de campo da Secretaria de Saúde atendeu mais de 100 casos com suspeitas da Gripe A Influenza (H1N1) desafogando os serviços médicos no pronto-socorro do Hospital São Donato.

A Secretaria de Saúde de Içara iniciou o atendimento no Centro de Triagem, na manhã desta terça-feira, dia 11 de agosto. A unidade funciona nos fundos do Hospital São Donato e vai receber os pacientes com sintomas de gripe.

O Centro de Triagem vai atender a população das 8 às 22 horas, de segunda a sexta-feira. A equipe é formada por um médico, enfermeiro, dois técnicos em enfermagem e um profissional responsável em cuidar da farmácia.

De acordo com a gestora da Saúde em Içara, a enfermeira Mira Dagostin, a previsão é que o Centro de Triagem atenda de 100 a 150 pessoas por dia.

O paciente que chega é recebido pelo enfermeiro, que checa os sinais vitais e fornece uma máscara de proteção para boca e nariz. Depois, ele é encaminhado ao médico que faz a avaliação mais detalhada. Os pacientes com algum quadro mais preocupante são encaminhados ao hospital para mais exames.

Os vereadores de Içara já se prontificaram em aprovar o projeto que requer a contratação de médicos e enfermeiros em caso emergencial.

Mobilização contrária à proliferação do vírus da nova gripe levou nesta terça-feira o prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, a determinar o recesso escolar. A iniciativa teve o apoio também da Unisul, que suspendeu provisoriamente as atividades letivas no município.

Desde o dia 4 de agosto o Hospital São Donato de Içara reduziu o número de visitantes aos pacientes internados, em função do controle e dos cuidados necessários para evitar a Gripe A. Apenas uma pessoa pode entrar no quarto.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário