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quinta-feira, 10 de setembro de 2009

GERAL - Cooperaliança é a 1ª cooperativa do Brasil a receber o certificado ISO 9001

A içarense Cooperaliança, dentre todas as demais cooperativas do Brasil, foi a primeira a receber o certificado de qualidade ISO 9001:2000, atendendo à exigência da Aneel.

A primeira cooperativa no Brasil a receber o Certificado de Registro Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 (versão 2000) foi a Cooperaliança, no dia 1° de setembro deste ano, nas categorias: Processo de coleta de dados; Apuração de indicadores individuais e coletivos.

O certificado atende à exigências da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) - através da resolução n° 024 de 27 de janeiro de 2000 - para todas as distribuidores de energia do país, no máximo até 2007, mas, a cooperativa içarense conseguiu prorrogar até 2009.

“Atender às exigências da Aneel requer uma reestruturação completa na cooperativa, pois todos os setores estão interligados e não conseguiríamos o certificado se não fosse a qualidade dos funcionários”, comenta a coordenadora do setor de qualidade e gerente financeira, Valdirene Cardoso.

Apesar de ter iniciado os trabalhos há dois anos, a intensificação se deu em junho de 2008, e desde então todos os procedimentos foram documentados.

Pesquisas com associados e consumidores e monitoramentos deram à empresa a oportunidade de adequações, foi o que garantiu que a Cooperaliança obtivesse êxito na certificação.

“Provamos que o nosso sistema funciona com eficiência e excelência”, declara o presidente da empresa, Pedro Deonízio Gabriel.

Para garantir que o sistema esteja funcionando da melhor forma possível, a cada seis meses o auditor da BSI do Brasil, empresa que emitiu o certificado FS 547829, (da Cooperaliança), estará auditando todos os processos.

Outro escopo já está em fase de preparação para também ser certificado, os trabalhos envolverão especialmente os procedimentos do setor comercial da cooperativa, além do ISO 10.001, que é uma exigência da Aneel para que seja cumprida até 2012, concernente à “Satisfação dos Clientes”.

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