O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

VARIEDADES - Ônibus especiais dão comodidade a cadeirantes

A Empresa de Transporte Coletivo Içarense adquiriu dois ônibus, que possuem elevador na porta, cuja finalidade é facilitar o embarque dos passageiros com dificuldade de locomoção.

Içara já tem desde o mês de agosto dois ônibus adaptados (com elevador na porta de trás) para o uso de cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.

A iniciativa da Empresa de Transporte Coletivo Içarense cumpre o papel social de oferecer facilidades as pessoas portadoras de deficiências na hora de pegar o ônibus e amplia a possibilidade dos usuários de ir e vir garantidas na Constituição Federal.

Segundo o gerente da Expresso Coletivo Içarense, Élvio Peruch, a empresa resolveu pedir que os veículos que já seriam adquiridos de qualquer forma contivessem os elevadores, pois perceberam que muitos cidadãos deixavam de utilizar o serviço pela dificuldade de embarcar nos ônibus. “Percebemos que com a vinda dos veículos muitas pessoas que deixavam de andar por conta das dificuldades de embarque estão aos poucos utilizando o serviço”, explica Peruch.

Na primeira semana em que entraram em funcionamento houve um problema técnico e a porta travou, sendo que os passageiros foram remanejados para outro veículo. No entanto, Peruch justifica: “São ônibus novos, que possuem um sistema de segurança que só permite que o carro se movimente se a porta estiver devidamente fechada. Houve um problema foi na regulação da porta, mas um profissional qualificado fez os ajustes necessários e não tivemos mais incidentes”.

O motorista da Içarense, Pedro Marcineiro, diz que mesmo não havendo muita procura é um benefício importantes para os portadores de deficiência relacionadas à locomoção e que o equipamento adicional nos veículos contribue para a comodidade e praticidade do embarque dos passageiros especiais, mas pode influenciar nos horários das rotas. “Para os passageiros que precisam do serviço especial é uma maravilha, mas tem o outro lado de que os demais usuários precisam ter a paciência de aguardar um pouco, pois o embarque é mais demorado e assim às vezes pode atrasar o horário”, comenta o motorista Marcineiro.

O funcionário da empresa de ônibus, Leandro Francelino lembra que “é fácil reconhecer esses veículos com adaptação, pois possuem adesivo representativo de cadeirantes. São os ônibus 178 e 180”.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário