O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 19 de setembro de 2009

VARIEDADES - Acessibilidade é tema da 4ª Feira Pedagógica e Cultural da Apae

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Içara, realizou nesta sexta-feira, 18, a 4ª Feira Pedagógica e Cultural. O tema desse ano foi a acessibilidade dos portadores de deficiência.

Nesta sexta-feira, 18, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Içara, Escola Especial Sonho Dourado, promoveu a 4ª Feira Pedagógica e Cultural da instituição.

O projeto mostra ao público o que os alunos fazem durante o primeiro semestre do ano.

Pretendem acabar com o preconceito de que os portadores de deficiência não aprendem ou não possuem capacidade.

Afinal de contas a espécie humana é dotada de múltiplas inteligências, sendo que ninguém possui todas elas, nem é desprovido de alguma sapiência.

A equipe é formada por 50 profissionais e a associação é mantida por convênios com o Estado e Administração Municipal.

A diretoria da Apae é voluntaria. E a unidade içarense tem alguns voluntários que prestam serviços gratuítos.

“Precisamos garantir nossas atitudes para poder cumprir a lei. A luta é pela conscientização da sociedade e promover mudanças e possibilitar melhor acesso não só para o portador de deficiência. Nossa cidade é inacessível para idosos e gestantes também”, explica a diretora da Apae, Clair Tramontin Martinello Faraco.

São 179 alunos com necessidades especiais distintas, mas que surpreendem pela alegria de viver e potencialidades de aprender, mesmo desacreditados por parte da sociedade.

A escola especial trabalha todas as áreas do conhecimento, realizando atividades multidisciplinares.

Os trabalhos desenvolvidos em cada setor são apresentados para a apreciação do público.

As turmas da educação especial são: a Estimulação essencial, de 0 a 4 anos; SPE, de 4 a 7 anos; SPE , de 7 a 16 anos; Iniciação ao trabalho, mais de 16 anos; Oficina protegida terapêutica, idade acima de 16 anos; sala de psicologia, sala de fisioterapia.

Segundo uma das coordenadoras pedagógicas, Cleonice Matiola Goulart, estão previstos no projeto pedagógico desse ano, cujo tema é a Acessibilidade, a elaboração e distribuição de informativo, que já está sendo executado; montagem de vídeo para apresentar na Câmara de Vereadores e ambientes públicos; realização de passeata e a própria feira pedagógica.

A finalidade desses trabalhos é “mostrar que o deficiente é um cidadão comum e tem direito de ir e vir como qualquer outro cidadão”, ressalta a coordenadora pedagógica.

“A cidade precisa ser adaptada às pessoas com necessidades especiais, não há rampas para cadeirantes, as calçadas não ajudam”, comenta a professora Ana Francisca.

Fotos: Almerice Rodrigues (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário