O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

DISTRITO - Liberados recursos para combate do surto de pulgas na Lagoa dos Freitas

A Secretaria de Saúde de Içara informou que os recursos para realização do projeto de controle e prevenção do surto de pulgas e bichos-de-pé na Lagoa dos Freitas já foi liberado.

A Secretaria Saúde de Içara disponibilizou os recursos para realização do projeto que visa previnir e combater o surto de pulgas, carrapatos e bicho-de-pé na comunidade da Lagoa dos Freitas, no Distrito Balneário Rincão.
De acordo com a gestora da Saúde, Mira Dagostim, foram liberados cerca de R$ 7 mil, que serão destinados para a compra de produtos químicos e outros materias que serão usados no combate aos parasitas. O setor de compra da Secretaria de Saúde do município já está providenciando a aquisição dos ítens solicitados pela médica veterinária da Secretaria de Agricultura, Maricelda Borges Figueredo, que elaborou e coordenará a execução do projeto.
Uma reunião, nesta quarta-feira, entre representantes das Secretarias de Saúde e de Agricultura, mais a Vigilância Sanitária, tratará do assunto, especificando detalhes da operação.
Segundo Maricelda, as chuvas das últimas semanas amenizaram a situação, no entanto, com a chegada do verão a infestação de pulgas, carrapatos e bicho-de-pé tende a ser mais intensa. “Infelizmente a A-dministração Municipal está ajeitando a Casa e não conseguimos realizar o projeto preventivo. Ainda vamos apagar a fogueira neste ano”, declarou a veterinária.
Será aplicado vermec-tina nos animais e prestado assistência no principa-is focos de inestação dos parasitas. Já para 2010, u-ma campanha maior de conscientização deverá ser viabilizada para resolver o problema recorrente. “Muitas pessoas, ainda, não cuidam dos animais domésticos, adequadamente, por falta de informação”, explica ela.
De acordo com Mira Da-gostim “esse é um projeto, que faz parte da campanha ‘Cão Amigo’, que tem amparo educativo no sentido de informar como se deve cuidar dos cães”.
As ações nas comunidades Lagoa dos Freitas, Pedreira e Balneário Rincão deverão iniciar nas próximas semanas, assim que a etapa de palestras nas escolas municipais, pela conscientização das crianças sobre a posse responsável, do projeto Cão Amigo, seja concluída.
O presidente da Associação de Moradores da Lagoa dos Freitas contou que no momento não há reclamações sobre a infestão de parasitas, mas que a grande quantidade de cães nas ruas é preocupante, principalmente, com a iminên-cia do verão. Ele disse que vai propor à Administração Municipal e aos moradores da comunidade que esses animais sejam levados para um local apropriado e as despesas divididas entre as partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário