O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

VARIEDADES - Mini horta é exposta na Casa da Cultura


Alunos da Escola Cristo Rei de Içara fizeram uma mini horta, como uma das atividades da Feira Cultural da Instituição, que está exposta na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes.

Projeto de uma mini horta realizado pela Educação Infantil e Primeiro Ano do Colégio Cristo Rei, apresentado na Feira Cultural da instituição escolar, fica exposta na Casa de Cultura Padre Bernardo Junkes, em Içara, até o dia 23 de outubro.
De acordo com a diretora da unidade de educação, Amélia Castagnetti, a iniciativa tem como foco a-proveitar o espaço e promover alimentação saudável. “O objetivo é desenvolver o respeito à natureza, preservação do meio ambiente e incentivar o consumo de frutas, legumes e vegetais, essenciais para u-ma boa saúde e bem estar”, explicou a educadora.
Já se nota a mudança de comportamento dos edu-candos, que desde peque-ninos recebem no Cristo Rei a orientação para desenvolvimento sustentável, aproveitando material que seria descartado como lixo para produzir vegetais nutritivos.
“Percebemos, principalmente, que as crianças começam a mudar a atitude diante das plantas existentes na escola. Eles convivem com os vegetais sem destruí-los. Cuidam e demonstram amor pelos elementos naturais”, salienta a educadora.
O convite da Casa da Cultura para que a mini horta fosse apresentada para toda a população iça-rense é prova de que Arte e Meio Ambiente são artérias que permeiam o “organismo cultural”.
Esse projeto é uma forma lúdica de ensinar princípios e valores fundamentais, que certamente somarão para a formação de cidadãos ecologicamente conscientes, com hábitos de vi-da mais saudáveis e maior valorização da Cultura local.
A coordenadora do Departamento da Cultura de Içara, Lílian Philippi, contou que ao visitar a Feira Pedagógica da escola vislumbrou o compartilhante de trabalho tão importante com a comunidade.
“É um projeto muito rico e achei que deveria expandir, não ficar só no ambiente escolar”, enfatizou Lí-lian Philippi.
A visitação estará aberta até o próximo dia 23 ao público, que, certamente, apreciará a exposição dos alunos do Colégio Cristo Rei. “Cultura é o saber do povo, quanto mais se vê, mais se aprende. O conhecimento ambiental é muito importante e a preservação uma necessidade vital”, finaliza a coordenadora da cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário