O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 12 de setembro de 2009

VARIEDADES - Bairro Jussara recebe o projeto “Escola de Postura”

Projeto “Escola de Postura” na Escola de Ensino Infantil Padre Pacífico Dagostim, no bairro Jussara, é promovido pela Administração Municipal de Içara para orientar a boa postura dos alunos.

A Administração Municipal de Içara implantou o projeto “Escola de Postura” no bairro Jussara, bairro modelo do Projeto Mesa do Prefeito na Comunidade por apresentar os menores índices de desenvolvimento. O fisioterapeuta, Milton Ricardo de Medeiros Fernandes, elaborou e executa o empreendimento.

O trabalho já está sendo realizado na Escola de Ensino Fundamental Padre Pacífico Dagostim com os estudantes da quarta série do Ensino Fundamental. Objetiva-se orientar a comunidade escolar (direção da escola, professores, pais e alunos) dos cuidados necessários para uma boa postura através de sessões educativas que orientarão sobre a prática das posturas corretas no transporte de mochilas escolares, quantidade de carga transportada, modelo de mochila utilizada, modo de transporte de mochilas, e medidas necessárias para evitar o surgimento de alterações musculo-esqueléticas que venham a causar algum tipo de dor.

É a correção postural e reeducação corporal, com atenção especial e peculiar àqueles docentes que apresentem alguma alteração na postura. “Hábitos posturais incorretos adotados desde o ensino fundamental podem gerar alterações irreversíveis nas crianças, considerando que as estruturas que compõem a unidade vertebral (ligamentos e discos) sofrem um processo de degeneração ao longo da vida e não apresentam mecanismos de regeneração. Assim, justifica-se a elaboração de programas de prevenção para diminuir os riscos de alterações e dores na região da coluna vertebral em escolares pelo uso inadequado de mochilas, considerando que para a criança, a meta de vida é brincar e qualquer dor que a prive disto é preocupante”, explica Fernandes sobre as causas multifatorias que provocam alterações de postura na maioria das crianças.

Estão previstas a adoção de visitas mensais à escola mantendo orientações e cuidados.

Este é um projeto piloto que visa atender os demais colégios da rede de ensino municipal de Içara, sendo realizado sempre no primeiro semestre de cada ano letivo”. A “Escola de Postura” compreende três etapas: avaliação postural, palestras e escola de postura, onde serão disponibilizadas atividades específicas para crianças com alteraçãos ou dores e para aquelas que não apresentem nenhum tipo de dor ou alteração postural.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário