O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Edição 1.790 : EDITORIAL - Governo define quem receberá primeira vacina da Gripe A

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou a estratégia de vacinação para o combate à gripe A (H1N1), também chamada de gripe suína. A campanha de vacinação vai começar em 8 março e vai até 7 de maio.
O objetivo é vacinar 62 milhões de pessoas e priorizar os profissionais de saúde, índios, gestantes, jovens entre 20 e 29 anos, doentes crônicos e idosos com doenças crônicas. Para isso, serão disponibilizados 83 milhões de doses da vacina. A sobra de 21 milhões de doses já considera as perdas com o manuseio e reserva técnica para eventuais necessidades.
O Ministério anunciou também que estarão disponíveis 21,9 milhões de medicamentos antivirais que serão distribuídos em postos do Ministério e em farmácias populares, onde o governo bancará 90% do valor e o paciente, 10%. A venda, porém, só será feita mediante a apresentação de receita médica, com validade de cinco dias, que ficará retida.
As etapas de vacinação serão as seguintes: profissionais de saúde e indígenas, de 8 a 19 de março; gestantes, a partir de 22 de março até 7 de maio; doentes crônicos e crianças de seis meses a dois anos, de 22 de março a 2 de abril; população entre 20 e 29 anos, de 5 de abril até 23 de abril; e idosos com doenças crônicas de 24 de abril a 7 de maio. O povo deve ficar de olhovivo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário