O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

GERAL - Fumicultores e fumageiras não acertam preço do fumo

Ate´o momento ocorreu duas reuniões entre as partes e não houve avanço nas negociações, pois segundo o presidente do sindicato da categoria, a proposta de reajuste é de 19,5%.



O segundo encontro, realizado na semana passada, em Porto Alegre (RS), entre representantes dos fumicultores dos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul com as indústrias fumageiras, não apresentou grandes avanços nas negociações
Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Içara, Jair de Stefani, na primeira reunião, no mês de dezembro, a categoria fez a proposta de 19,5% de aumento no valor do fumo, sendo o indice de 14,4% de reajustes referentes à produção e mais 5,1% de aumento real. Na última reunião, as indústrias decidiram que as negociações serão individuais com cada empresa.
A empresa fumageira Aliance One, ofereceu 10,2% de reajuste; a Souza Cruz 6,1%; a Kannember 10% e a Universal pediu um prazo de três semanas para avaliar as propostas dos produtores de fumo.
Uma nova rodada de negócios deverá ser agenda da para o próximo mês. “É um processo de negociação com empresas multinacionais e qualquer valor é muito difícil negociar e conseguir, mas como a safra teve uma perda já comprovada de 15%, acreditamos que a falta de produto no mercado pode ajudar na hora de negociar”, salienta de Stefani.
Para o fumicultor Antônio Mattiola, mais conhecido como Nico, morador de Santa Cruz, o prejuízo nesta safra foi de 30% à 35%, o que equivale ao total de seis mil quilos. “As grandes empresas pagam o quanto elas querem? Cerca de 5% de lucro no produto é pouco, mas esse ano a qualidade foi comprometida”, pondera o fumicultor de Santa Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário