O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

VARIEDADES - Eletricista: profissão de risco mas necessária


Há 24 anos na profissão, Albertino Armindo relata a rotina de quem trabalha com instalações elétricas todos os dias, além de contar os principais cuidados que devem ser tomados com eletricidade.





Natural de Içara e residindo no Bairro Nossa Senhora de Fátima, o eletricista Albertino Armindo, atua há 24 anos na profissão.
No ano de 1987, em parceria com a Satc e o Senai ele se especializou em eletricidade residencial e industrial, com extensão em eletrônica,
“Comecei trabalhando com meu irmão, como ajudante de eletricista. Então, foi quando resolvi seguir a profissão”, conta Armindo, que sempre trabalhou no ramo elétrico.
Ele também frisa, que é importanter trabalhar nesta profissão, sempre, em duas pessoas. “Já levei alguns choques trabalhando, pois quando mexemos na rede, um ajudante deve ficar perto da chave, para desligála em qualquer emergência. Mas, quando trabalha-se com a ‘rede viva” (energia ligada), pode acontecer uns pequenos choques, como mordidinhas”, confessa.
Entre as instalações mais perigosas, são aquelas em que a rede deve permanecer ligada e também os trabalhos em que escadas devem ser utilizadas. “Elas podem virar, ou quando colocadas sobre alguma superfície, podem afundar levando ao desequilíbrio. Por isso, é imprescindível o uso de equipamentos de segurança, no caso de uma queda, há proteção”, explica o eletricista.
Também relatou que o mais comum são as pessoas tentarem fazer instalações elétricas, principalmente motivadas pela curiosidade, e a falsa impressão de que os serviços são muito fáceis. “Eles acham que sabem o estão fazendo, o que aumenta o risco de acidentes. Uma vez, um senhor fez uma casa ao lado da Cermoful, e os aparelhos eletrônicos nunca paravam ligados. Quando fui ver, ele tinha ligado o interruptor em curto circuito”, revela.
Armindo atende toda a Região de Sul, sempre prestando um serviço com qualidade, fato que o levou a ser escolhido como Destaque Içarense em 2009.
Atualmente, concluiu o curso a distância de Biodigestor, pelo Centro de Produções Técnicas, vinculado a Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), cujo objetivo é reduzir a matéria orgânica, e reverte-la na produção de gases.
“Pretendo trabalhar nessa área, juntamente com os aviários e suinocultores, já que presto serviço a eles. É uma economia, pois o gás pode ser reutilizado. Além disso, os efeitos são bem menos poluentes.
Para chamar o eletricista basta ligar: 8811 4126.

Nenhum comentário:

Postar um comentário