O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

COLUNISTA - Elza de Mello


Nuances de Vidas em Crônicas (40)

Entre as diferenças dos idiomas do Português de Portugal e do Português brasileiro está a pronúncia dos acentos abertos e fechados. E esta acentuação tônica dá um diferencial ao falar brasileiro e o falar português. É claro que teremos sempre a distinção da entonação oral entre as nações. Entretanto, a escrita precisa ser correspondente ao mesmo idioma, embora haja culturalmente uma seqüência semântica no correr do tempo; afinal a língua é viva. Jamais falaremos em uma bicha de espera nos bancos ou em outros órgãos público. Mas continuaremos, com certeza, a reclamar das filas de espera nestes lugares onde nos roubam um tempo precioso de nossas vidas.
Observamos uma profusão de lançamento de livros e nos reportamos a nossa terrinha. Nós, escritores, nos debruçamos em pesquisas, nos desdobramos em produção literária e, na maioria das vezes lançamos nossos livros com nossos próprios recursos e não temos retorno. Os recursos são colocados para os eventos onde não sobram nada, onde não fala e não registra a memória de nossa gente ou as descrições de nossa terra. Em algumas horas tudo é esquecido. Sabemos que a exemplo do poeta: o povo não quer só comida, não quer só bebida; há que se registrar memórias para nos servir de leme para outras trajetórias. Há que se cultivar a Língua como forma de transmissão cultural. Há que se ter consciência da responsabilidade da Educação, em um município, como uma herança para a posteridade. Nós estávamos lá, vimos e ouvimos, mas como não temos vez e voz, quem nos ouvirá? E como São Paulo afirmou: Navegar é preciso, tomamos a liberdade de parodiar dizendo: escrever é preciso!
Até a próxima semana com mais um assunto!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário