O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 6 de abril de 2010

GERAL - Gripe A: vacinação para pessoas entre 20 e 29 anos

Durante a terceira etapa da vacinação, que vai do dia 5 até 23 de abril, a meta é vacinar a população jovem, aproximadamente 35 milhões de pessoas, o maior grupo de risco no país.



A terceira etapa nacional de vacinação contra o vírus Influenza H1NI1, agente da Gripe A, teve início durante a segunda-feira. Esta fase é voltada para os jovens saudáveis entre 20 e 29 anos, e se estenderá até o dia 23 de abril.
No geral, conforme o Ministério da Saúde, estima-se que o publico-alvo seja de aproximadamente 35 milhões de pessoas.
A população saudável foi incluída entre os publicos alvos, pois o país decidiu ir além da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que seria de vacinar apenas os quatro grupos que apresentam maiores riscos, que seriam os profissionais da saúde, gestante, população indígenas e os portadores de doenças crônicas preexistentes.
A meta de vacinação contra a Gripe A é de atingir 80% dos grupos considerados com maior risco para adoecer e morrer, de vido ao vírus, no caso os jovens entre 20 e 29 anos.
A intenção do Ministério não é a de evitar a transmissão, já que o vírus está sendo disseminado globalmente desde o ano passado, mas sim o de evitar que mais mortes aconteçam causadas pela pandemia.
Entretanto, as grávidas, doentes crônicos (exceto os idosos) e crianças entre seis meses e um ano e 11 meses que ainda não receberam as doses, poderão comparecer aos postos de vacinação também durante a terceira etapa.
Todas as gestantes, independentemente do período de gestação que se encontram, precisam se vacinar. Já as mulheres que engravidarem no final desta etapa, poderão ser imunizadas nas fases seguintes da campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário