O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 6 de abril de 2010

VARIEDADES - Procissão: tradição e emoção que lembra a ressurreição de Jesus

Conforme já é uma tradição dos cristãos, todos os anos durante a Sexta-feira Santa, o sofrimento de Jesus é retratado durante as 14 estações que passaram no caminho da crucificação.




Assim como já é tradição de toda a Sexta-feira Santa, os católicos acordaram cedo para relembrar os passos e o sofrimento infligido a Jesus, durante suas últimas horas de vida, demonstração de fé que se repete em cada bairro, em cada capela, em grande parte das vezes, atravessando gerações.Na ocasião, os fiéis agradecem por suas vidas, a saúde, as graças alcançadas durante o ano, assim como aqueles que aproveitam a data para pedirem graças, como um novo emprego ou causas familiares, na esperança de uma nova vida, como prega o simbolismo da Páscoa, como pregam os ideais da fé cristã.
Os fiéis de Içara, na seta-feira Santa, se dirigiram da Capela Santa Bárbara, no Bairro Aurora (Mineração) até a Igreja Matriz São Donato, no Centro de Içara, com velas e acompanhando as estações pela Rádio Difusora, em um ato de fé cristã.
Vários movimentos católicos colaboraram na procissão, que teve início há mais de 15 anos.
Já no bairro Presidente Vargas, durante a procissão, os católicos encenaram as 14 estações que marcam a trajetória da Paixão de Cristo, deixando as pessoas emocionadas. Todos os anos, os fiéis se comovem com a celebração católica, durante a caminhada que une as pessoas em orações, cantos, reflexões sobre morte de Jesus, assim como questões referentes ao tema da Campanha da Fraternidade, cuja tema de 2010 foi “Economia e Vida: Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.
No evento preparado pelo grupo de jovens na Rua Santa Rita de Cássia, os fiéis viram Jesus ser chicoteado, carregar a cruz, ser amparado por Maria, limpo por Verônica e er-guido na crucificação. A cerimônia religiosa encerno Salão Paroquial.
Relembre as 14 estações: Jesus é condenado à morte; Jesus toma a cruz; Jesus cai sob o peso da cruz; Jesus encontra a mãe; Simão de Cirene ajuda Jesus a transportar a cruz; Uma mulher piedosa enxuga a face de Jesus; Jesus cai pela segunda vez; Jesus consola as filhas de Jerusálem; Jesus cai pela terceira vez; Jesus é despojado das roupas; Jesus é pregado na cruz; Jesus morre na cruz; Jesus é retirado da cruz e entregue à a mãe Maria; Jesusé sepultado.
Um dos principais pontos de peregrinação no Sul de Santa Catarina, a Colina de Nossa Senhora Aparecida, em Treze de Maio, recebeu muitos católicos durante a Sexta Feira da Paixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário