O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

POLITICA - Mina 101 continua a polemizar vereadores

Mesmo com a rejeição do projeto pela maioria dos vereadores, a Mina 101 continua a causar polêmica, e o MIV pretende colocar outdoors divulgando opinião dos vereadores sobre assunto.





A exemplo de 2008, quando os outdoors com os nomes dos vereadores favoráveis e contrários a instalação da MINA 101 foram expostos em pontos estratégicos da cidade, o mesmo acontecerá dentro de poucos dias, colocados pelo MIV (Movimento Içarense pela Vida), totalizando cinco outdoors, que estarão na rua Sete de Setembro, (em frente a Drogaria Catarinense), e alguns pontos da Rodovia SC-444, como a rótula para Criciúma, a rótula do bairro Liri e a subida para o bairro Pedreiras.
De um lado, estarão os vereadores que foram “contra a vontade do povo”, como Acirton Costa (PMDB), Antônio de Mello, Toninho (PMDB), Joaci Domingos Pereira, o Boca (PP), Itamar da Silva (PP), Osmar Manoel dos Santos, o Marzinho (PP), Darlan Carpes (PP) e Neuzi Berto da Silveira (DEM), enquanto que do outro, estarão aqueles que “foram a favor da população” e votaram favoráveis ao projeto, como o caso de Geraldo Baldissera (PDT) e André Jucoski, o Polakinho (PSDB). O único que aparecerá neutro, será o vereador Jurê Bortollon (PMDB), que não compareceu no dia da votação. Ao ser questionado sobre o fato de alguns vereadores, mesmo não votando, estarem entre os qu são contra, Gilmar Bonifácio, responde que “os outdoors foram feitos baseados nas declarações concedidas na Câmara de Vereadores”. Ele também afirma que a população deve acompanhar durantes o período de quatro anos os representantes que escolheram.
Para Costa, eles “estão colocando os pés pelas mãos, querendo politizar a questão da mina, que irá sair. “Içara inteira sabe da minha opinião, e não vou voltar atrás porque tenho palavra”.
Boca afirma que “ao invés de gastarem dinheiro colocando outdoor, deveriam fazer outra coisa, como irem atrás de recursos para investirem no município”.
“Eles que sabem”, afirma Silva, reforçando que as comunidade do Poço Oito e Boa Vista são favoráveis aos projetos referentes am área degradada do Poço Oito, e que depois de três anos já estarão recuperadas, podendo abrigar novas empresas no município.
Para Toninho não há problema algum, “pois os vereadores não tem o direito de se esconderem, ou esconderem suas opiniões da sociedade”, e ressalta que votou com consciência.
Já Marzinho, ressalta que isso é politicagem, “praticada sempre no mesmo período dos anos que tem eleições”, e afirma que o pessoal do MIV ainda não foi visitar as instalações da mina. “Eles não querem que o munícipio se desenvolva, mas agora essa já é uma questão da prefeitura e da Fundai”, elucida o vereador.
Enquanto isso, Silveira, que não compareceu a votação por motivo de doença, declarou que prefere se manter neutro, e que “foi pego de supresa com a notícia”. Quem também compartilha do mesmo ponto de vista, é Bortollon, que diz “não achar nada” e responde que prefere manter-se neutro.
Baldissera revela que o procedimento do Movimento Içarense pela Vida foi correto, e que “todos tem o direito de estarem bem informados sobre o que acontece na Câmara”.
Até o fechamento da edição, a equipe do Jornal Içarense não conseguiu falar com os vereadores Polakinho e Darlan Carpes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário