O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

VARIEDADES - Quem foi Tiradentes? O mártir do Brasil

O feriado de 21 de abril, é destinado a Tiradentes,data em que o líder da Inconfidência Mineira planejava a independência do Brasil de Portugal e foi enforcado e decapitado em praça pública.



Joaquim José da Silva Xavier. Esse era o verdadeiro nome de Tiradentes, líder da Inconfidência Mineira, que vislumbrava a independência brasileira de Portugal.
Tiradentes nasceu em 1746, na Vila de São José del Rei, atual Tiradentes. Dentre as ocupações, destacam-se a de dentista (fato que lhe rendeu o apelido), tropeiro, minerador, comerciante militar e ativista político, atuando nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A capacidade de organização e liderança fez com que fosse o escolhido para liderar a Inconfidência Mineira. Tiradentes tinha a-cesso a livros estrangeiros, que tratavam de política e inclusive a Declaração de Independência americana, os quais teriam influenciado as ideias revolucionárias.
Em 1789, após ser delatado por Joaquim Silvério dos Reis, o movimento foi descoberto e interrompido pelas tropas oficiais. Os inconfidentes foram julgados em 1792. Alguns filhos da aristocracia ganharam penas mais brandas como, por exemplo, o açoite em praça pública ou o degredo social. Na manhã do sábado de 21 de abril de 1792, Tiradentes percorreu em procissão as ruas do Centro da cidade do Rio de Janeiro, no trajeto entre a cadeia pública e onde fora armado o patíbulo. O governo geral tratou de transformar aquela numa demonstração de força da coroa portuguesa, fazendo verdadeira encenação, já que a leitura da sentença durou dezoito horas.
Para muitos historiadores, este cruel espetáculo foi o responsável por levantar a ira da população, quando a intenção seria intimidá-los, com o intuito de que não houvesse novas revoltas. Atuaram também na conjuração mineira poetas, como Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga, além de padres e militares.
Para a gestora da secretaria de Educação de Içara, Giovana dos Santos, Tiradentes “foi um homem ativo na política, que lutou pelos seus ideais e por isso se tornou reconhecido na história brasileira”.
Nas instituições municipais de Içara, cada escola determina como será trabalhada a data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário