O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

DISTRITO - Desrespeito à norma de proximidade de barcos na costa prejudica pesca

Presidente da Colônia de Pesca Z-33 diz que norma não é respeitada, mas fiscalização está começando a trabalhar e os pescadores estão otimistas com temporada de pesca da tainha.

Desde o ano passado pescadores do Distrito Balneário Rincão, em Içara, pleiteiam maior fiscalização das normas de distância dos barcos na costa. A portaria 171 do Ibama prevê que as embarcações de pesca respeitem o limite de 5 milhas da costa, mas o regulamento não tem sido aplicado no Litoral Sul de Santa Catarina.
De acordo com João Picollo, presidente da Colônia de Pesca Z-33, do Balneário Rincão, já foi solicitado à Polícia Ambiental e ao Ibama que a norma fosse aplicada, e acrescentou que há pouco tempo os trabalhos de fiscalização começaram a serem realizados.
Segundo o presidente foi concedido pelo Ministério da Pesca uma lancha com todo o equipamento necessário, como GPS e radar, para auxiliar na fiscalização. Quando os barcos se aproximam da costa, afastam os peixes, prejudicando os pescadores artesanais.
A temporada de pesca da tainha iniciará no próximo dia 15, e Picollo considera que os pescadores da região estão com boas expectativas para a prática. “Estamos esperando uma boa pesca, mas dependemos de fatores como a temperatura e a aplicação das normas para termos uma boa safra”, disse o presidente.
Picollo antecipa o início da temporada e faz um convite aos pescadores: “Estamos aguardando os pescadores de chão e os pescadores artesanais para se unirem e realizarem uma pesca parceira”.
Adata para a pesca foi estabelecida pela nova Instrução Normativa do Ibama, pois ocasião permite que os cardumes iniciem a migração. A norma também restringe a pesca da tainha e diminuiu a quantidade de licenças para embarcações da frota industrial que utilizam redes de cerco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário