O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

GERAL - Cronograma do Plano Diretor poderá ser decidido esta semana

Reunião na quinta-feira, terá como objetivo estabelecer cronograma de elaboração do Plano Diretor de Içara, mas a participação popular tem sido mínima nas audiências públicas realizadas.

O cronograma do Plano Diretor de Içara poderá ser definido em reunião na próxima quinta-feira, 28.
A empresa paranaense , Consórcio Hardt/Engemin, responsável pela elaboração do documento havia proposto a conclusão para o dia 31 de maio, mas segundo o coordenador do Comitê Gestor Gilmar ”Axé” Bonifácio, foi negada por não permitir tempo suficiente para participação popular.
Bonifácio considera que o atraso na elaboração do plano se deu pela “falta de inserção real da empresa na realidade do município”, gerando discordância entre o plano apresentado e os gestores do núcleo.
O coordenador acrescenta que o plano trará avanços à cidade, que poderão ser questionados por razões financeiras. E aponta, que “em Içara existem muitos terrenos usados para fins especulativos, os quais não cumprem deveres sociais, e a função do lote tem que ser destacada no Plano Diretor que seguirá as normas estipuladas pelo Estatuto das Cidades”.
O plano pretende adequar Içara ao Estatuto das Cidades, considerando também que o município que não segue essas normas enfrenta dificuldades na liberação de verbas.
De acordo com Bonifácio a participação popular nas audiências públicas foi mínima, e acredita que os munícipes “não percebem como esse plano pode influenciar a sociedade, após a aprovação”.
“Nós gostaríamos de sensibilizar a sociedade, porque só a participação efetiva das pessoas garantirá um plano justo e condisente à realidade do município’, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário