O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

VARIEDADES - Passeata deu início ao feriado do Trabalhador

Apesar de o feriado ter sido oficializado em 1919,na França, o início foi uma passeata mal-sucedida em Chicago, durante o ano de 1886, que resultou na morte de várias pessoas.

O feriado do 1o de Maio, Dia do Trabalhador, é uma data comemorada em muitos países, como Brasil, Portugal, Estados Unidos, Rússia e Moçambique.
A origem do feriado, com a realização de uma passeata em Chicago, em 1886, quando os trabalhadores, juntamente com a participação de milhares de pessoas, reivindicavam a redução de trabalho para oito horas diárias. O protesto durou quatro dias, e resultou na morte de várias pessoas, mas não conseguiu alcançar os objetivos.
Três anos mais tarde, em 20 de junho de 1889, a Segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1º de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
Anos mais tarde, no dia 23 de abril de 1919, o senado francês aprovou as reivindicações e declarou o dia 1o como feriado, sendo copiado nos anos seguintes, por inúmeros países.
A data começou a ser comemorada oficialmente no país em 1943, durante a E-ra Vargas, e representou u-ma significativa mudança: ao invés de ser realizadas as tradicionais passeatas e piquetes, surgiram as festas populares e os desfiles.
Para o presidente do Sindicato dos Aposentados de Içara, Antônio Novelli, a data significa muito, e é uma homenagem aos trabalhadores do passado. Essa data foi conquistada com muito trabalho, dignidade e respeito. “Nós parabenizamos este dia, foi uma caminhada árdua, mas estamos contentes com esse dia. Antes não tínhamos aposentadoria nem horário de trabalho, mas junto com a CLT conquistamos direitos, principalmente a carteira de trabalho”, completa.
A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Içara (Sindserpi), Vera Regina Vieira, enfatiza que, “apesar do dia 1o de maio ser destinado às comemorações e festas, e com razão, meu desejo é de que a categoria se una cada vez mais, e que nos outros 364 dias, não haja exploração por parte dos patrões com os funcionários. O que desejo é a união de todas as classes”, ressalta Viera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário