O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

VARIEDADES - Semana de atividades na escola do Balneário Rincão

Na semana em que completa 56 anos de fundação, a Escola Melchíades Bonifácio Espíndola realizou atividades com os alunos dos três turnos, e visita ao museu da Igrejinha, no Centro.

A Escola de Educação Básica Melchíades Bonifácio Espíndola, localizada no Balneário Rincão, foi fundada em 1954, e seu nome presta uma homenagem ao cidadão içarense, Melchíades Bonifácio Espíndola, pai de Bonifácio Espíndola Neto, o Seu Bona, maestro da Associação Coral de Içara.
Nesse sábado, dia 29, a Escola estará completando 56 anos de existência, contando com a homenagem dos inúmeros alunos, professores e funcionários que já passaram por este estabelecimento de ensino.
Atualmente, a escola tem como diretora a professora Maria Inêz Salvador Cesca, assessorada pela professora Giovania Silveira e pelo professor Marcel Marcílio Zilli, contando ainda com um quadro de 50 professores e 1.016 alunos, divididos em 35 turmas em três turnos, matutino, vespertino e noturno, distribuídos em 13 turmas de 1ª a 4ª séries; 14 turmas de 5ª a 8ª séries; e 8 turmas de Ensino Médio.
Conforme a diretora, foram realizadas atividades especiais durante os três períodos.”Durante as aulas, que foram só até o intervalo, os professores trabalharam com os alunos as questões relacionadas à história da escola e depois servimos um lanche e liberamos os alunos mais cedo”, relata Maria Inez, acrescentando que também foi servido um coquetel aos professores para comemorarem a data.

Na semana de aniversário da Escola Melchíades Bonifácio Espíndola, os alunos tiveram uma palestra com a historiadora Alanna Fernandes Duarte, cujo tema, “O museu Arqueológico Nossa Senhora dos Navegantes”, abordou cultura, memória e identidade, cujo encontro foi realizado pela Secretaria de Educação da cidade de Içara, através do Departamento de Cultura.
A visita monitorada dos alunos, acompanhados pela professora Roseli Fernandes Marcelino, serviu de incremento ao aprendizado obtido em sala de aula, esclarecendo sobre as atividades realizadas no Museu Igrejinha, assim como a captação de informações para a criação de um relatório sobre o encontro, solicitado pela professora de geografia.
“Esse tipo de atividade é indispensável para os alunos receberem informações adicionais sobre o que apresentamos em sala de aula, e neste caso sobre o Museu, pois o mesmo está localizado em nossa localidade, Distrito do Balneário Rincão. Este estudo proporcionou aos alunos enriquecimento sobre a história e curiosidades do local, o que nos motiva a realizar novos projetos”, salientou a professora.
“Fiquei surpreso com várias coisas que antes não eram importantes para mim: os sítios arqueológicos, as urnas que eram utilizadas a muitos anos atrás, isso também é de interesse dos turistas que visitam o Rincão, entendi hoje que não devemos mexer nos Sambaquis” completou o aluno Willian Aparecido dos Santos, da sétima série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário