O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 22 de junho de 2010

GERAL - Curso capacita mulheres para função de agente comunitária

Curso ensina 120 mulheres a trabalharem em função do bem-estar e saúde das comunidades; e no último fim de semana a capacitação reuniu mais de 40 odontólogos de Içara e região.

Um grupo de 120 mulheres se prepara para atuar como agentes comunitárias de Saúde (ACS), os quais percorrem as residências de diversas localidades para fornecer orientação de prevenção de doenças e enviar quando necessário ao encaminhamento médico.
Os agentes também podem avaliar as condições de higiene das casas, detectar problemas relacionados à violência doméstica, entre outros. Eles trabalham em conjunto com profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF).
O curso teve início em março, com término estipulado para agosto. As alunas estão divididas em quatro turmas, com realização das aulas no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos de Içara (SINDSERPI), no bairro Primeiro de Maio, duas vezes por semana.
A capacitação tem carga horária de 400 horas/aula, sendo 120 teóricas e 280 de ensino em serviço, recebendo orientação de profissionais da saúde e educação.
Dentre os assuntos abordados no curso estão: a Saúde Bucal, Saúde mental, Saúde da Mulher, Pré-Natal, Saúde da Criança, Prevenção as Violências, Tuberculose, entre outros temas importantes para o desempenho da função de agentes comunitárias
O curso é promovido pela Escola de Formação de Saúde (EFOS), em parceria com as gerências de saúde das Secretarias de Desenvolvimento Regional, com apoio do município e Ministério da Saúde.
Já no último fim de semana, mais de 40 odontólogos de Içara e região receberam capacitação sobre atendimento emergencial, promovido pela Secretaria de Saúde do município, por intermédio do departamento de odontologia. Da rede municipal de saúde, que conta atualmente com 18 odontólogos, participaram mais 85% do efetivo, pois alguns profissionais participam de outros cursos de especialização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário