O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 29 de junho de 2010

POLITICA - Convenções definem o cenário político catarinense

PMDB se reuniu no sábado, representantes votaram a favor da polialiança e Eduardo Moreira foi indicado como candidato a vice de Raimundo Colombo (DEM), já o PP se definiu por Ângela Amin.


O final de semana foi decisivo para o cenário político estadual, já que grande parte das legendas realizaram as convenções, definindo coligações e alianças.
Após o impasse envolvendo o Democratas (DEM) e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), que teria a possível intervenção da Executiva Nacional com a renúncia da pré-candidatura de Eduardo Moreira ao governo, o partido levou várias pessoas ao evento, entre elas membros do diretório do PMDB de Içara, assim como o PMDB Mulher e a JPMDB que ao todo somaram 150 lideranças da cidade.
No total, 71% dos habilitados a votar realizaram o ato, totalizando 425 votos, aprovando a continuidade da polialiança, sendo que Eduardo Moreira será o candidato a vice-governador de Raimundo Colombo (DEM), e o ex-governador Luiz Henrique da Silveira disputará uma vaga ao Senado. Quem também esteve presente ao encontro, foi Colombo, que declarou ter consciência da responsabilidade e do momento político que foi construído junto ao PMDB e prometeu honrar os compromissos com o partido. “ Eu sei o quanto o PMDB é grande e o quanto foi delicado este momento. Eu quero dar o melhor de mim para que no próximo dia 3 de outubro possamos falar que valeu a pena”, destacou. Também estiveram presentes outras lideranças Democratas e uma comitiva liderada pelo presidente do PSDB, Beto Martins.
Outro partido que também realizou convenção, só que durante o domingo, foi o Partido Progressista (PP), que anunciou oficialmente a candidatura de Ângela Amin ao governo, e a do marido, Esperidião Amin, para deputado federal. Caso haja chapa pura, o nome cotado para ser o vice-governador será o do empresário de Joinville, Moacir Tomazi, e a homologação será realizada durante a quarta-feira em Florianópolis, onde líderes do partido estão reunidos, e onde também estiveram lideranças do sul, como o vice-prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo e o deputado Val-mir Comin. Outro que se fez presente foi o prefeito de Criciúma, o tucano Clésio Salvaro, que torce pela coligação do PSDB com o PP.
A posição de chapa pura também foi defendida por Angela, afirmando que poderá servir de estratégia para a formação de alianças durante o segundo turno, para assim fortalecer ainda mais a legenda.
De acordo com o presidente do PP de Içara, Arnaldo Lodetti Júnior, que estava presente no evento, “a ocasião foi de muita emoção dos filiados. Saimos fortalecidos, assim como a nossa candidata, Angela”, reflete. Sobre o quadro político catarinense, Lodetti fala com precaução. “A situação ainda é nebuloso. Esta-mos aguardando o posicionamento do PDT (Partido Democrático Trabalhista) e uma possível coligação com o PT (Partido dos Trabalhadores), que conforme as pesquisas, ganhariam as eleições no primeiro turno”, argumenta, revelando que nos próximos três dias será aguardada a definição dos petistas, que teriam uma vaga ao senado caso haja o acordo entre os partidos.
Partidos devem definir coligações até 7 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário