O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

VARIEDADES - Seminário municipal sobre drogas e aids

Foi realizado nesta terça-feira, pela Secretaria de Saúde, o 2º Seminário Municipal de Redução de Perdas e Danos da Aids/Drogas, visando discutir políticas de saúde com foco na redução de danos.

A Administração Municipal de Içara, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (23) em comemoração a Semana de Luta Contra as Drogas, o segundo Seminário Municipal de Redução de Danos: AIDS/Drogas.
O evento aconteceu no salão de Festa da Igreja São Donato, Centro da cidade.
De acordo com a coordenadora do Programa DST/AIDS do município, Samira Abdenur, o uso de drogas ainda é um dos maiores facilitadores para a infecção do vírus HAIV. “Içara tem aproximadamente 250 casos de infectados pelo HIV e o maior numero deles a-conteceu através das drogas o que acaba se tornando uma cadeia de transmissão. Com certeza o usuário de drogas se torna mais vulnerável”, explica.
O seminário teve como objetivo discutir políticas de saúde com foco na redução de danos, que segundo a gestora municipal de Saúde, Mira Dagostim, aborda um conjunto de estratégias individuais e coletivas que pretendem diminuir as conseqüências prejudiciais do consumo de álcool e outras drogas. “É possível diminuir o numero de casos através de um intenso trabalho de conscientização” declara a Gestora Municipal de Saúde.
Entre os temas discutidos está o aspecto biopsico-socio-cultural das drogas e do consumo; os efeitos e conseqüências causados pelo uso abusivo de drogas nos aspectos físicos, psíquico e social; modelos de abordagem e intervenção ao uso de drogas; uma nova perspectiva na atenção ao uso de drogas; e redução de danos: um desafio para políticas públicas sobre álcool e outras drogas existentes.
Participaram do encontro além de Gestores Municipais; representantes da Polícia Militar, SAMAE, e CDL e dos municípios de Lages, Urussanga, Treviso, Cocal do Sul, Criciúma e de Morro da Fumaça.
O prefeito em exercício de Içara, José Zanolli, salientou a importância do encontro. “Este trabalho é indispensável para vencermos o grande mal do século, que são as drogas, prevenindo e fazendo com que as pessoas se conscientizem e ajudem a disseminar esta idéia”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário