O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

GERAL - Moradores do Vila Nova ainda aguardam melhorias

Apenas alguns dos mais de dez bairros atingidos pelas fortes chuvas de maio receberam serviços de patrolamento e areão; no bairro Vila Nova, houve apenas limpeza de boca-de-lobo.


Há quase dois meses, mais de 10 bairros de Içara ficaram inundados em função das fortes chuvas que desolojaram cerca 900 famílias içarenses. O que levou o município a decretar a sexta situação de emergência em 16 meses.
O secretário de Obras, José Eloir do Nascimento, disse que as localidades atingidas estão sendo prioritárias na realização de obras. No entanto, no bairro Vila Nova, um dos locais mais atingidos, os moradores ainda esperam por providências.
Segundo o secretário, no bairro foi realizada apenas a limpeza de bocas-de-lobo, mas que os trabalhos serão continuados sem uma data prevista.
A moradora Marinalda de Almeida perdeu vários bens devido a invasão da água, entre móveis e roupas. A família Almeida compõe um grupo de nove famílias beneficiadas pelo Programa Habitacional da Administração Municipal em parceria com a Caixa Econômica Federal, que tiveram que deixar as residências, menos de uma semana após serem entregues.
Na época, segundo os moradores foi prometido que os quintais das casas seriam aterrados. Mas, o serviço ainda não foi realizado.
Marinalda conta que esperava que na reunião realizada pela Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, na última terça-feira, 29, o assunto estivesse em pauta. No entanto, não foi abordado.
“Não fizeram nada no bairro, nem patrolaram as ruas. Prometeram que iriam aterrar os terrenos, mas nem falam mais sobre isso”, relatou a moradora.
Já os bairros Jaqueline e Jardim Elizabete foram patrolados, e conforme o secretário deverá ser colocado a camada de saibro. Apesar do patrolamento, um morador da Rua José Destafani, no bairro Jardim Elizabete, cobriu os buracos com restos de materiais de construção, em função do serviço demorar a ser feito.
No Loteamento Jussara, uma obra para fechar o esgoto a céu aberto e implantar boca-de-lobo, foram realizadas antes das inundações. O que, para a moradora da localidade, Leodete Aparecida Palhana, teria amenizado a gravidade da inundação. Mas, após as fortes chuvas de maio, nenhuma obra teria sido executada.
Nascimento acredita que na segunda quinzena de julho, serão iniciadas obras de patrolamento no Loteamento Jussara.
Já o bairro Presidente Vargas teve as ruas patroladas e revestidas de areão, além de terem sido feita as limpezas nas bocas-de-lobo. Atualmente a Secretaria realiza serviços de pavimentação na Esplanada.
O secretário declarou que estão sendo feitas alterações no Plano Diretor para que as inundações sejam prevenidas. “Estamos realizando levantamento dos rios que cortam o município para prevenir novas cheias no futuro”, ressaltou.
Ele conclui, dizendo que os recursos para areão e construção de quatro pontes “estão em conta” apesar das complicações envolvendo os convênios.
As duas fotos foram tiradas no Loteamento Vila Nova pela equipe do Jornal Içarense, um dia após a enchente e a outra na tarde desta quinta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário