O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 6 de julho de 2010

VARIEDADES - Cuidados e prevenção com as doenças bucais

A cirurgiã-dentista Sunyam Nunes, formada há sete anos pela Ulbra/Torres e que atua há quatro no município, relata os principais cuidados para ter dentes sempre saudáveis e bonitos.

O cirurgião-dentista é o profissional da saúde, capacitado na área da Odontologia, que realiza procedimentos relacionados com prevenção da saúde bucal, tratamento de doenças e procedimentos cirúrgicos.
Sunyan Nunes, formada na área há sete anos pela Ulbra., de Torres (RS) e que atua no município há quatro anos, fala a respeito do cotidiano da profissão e especializações: em Endodontia/ tratamento de canal em 2004; prótese dentária na Sobral Cursos, em Porto Alegre; implantes dentários, em Florianópolis, e na SPEO, em Curitiba.
Ela conta que escolheu o curso por sempre ter interesse em atuar na área da saúde. “Resolvi que só viria atuar em Içara na minha própria clínica depois que eu tivesse duas especialidades”, revela a profissional, que atende três vezes por semana na cidade: segunda e sexta-feira, o dia todo, e quarta-feira, na parte da manhã. Nos outros dia da semana, ela atende em Urussanga.
Em relação aos dentes, Sunyan relata que com os idosos os cuidados devem ser bem maiores, necessitando de reabilitação bucal, muitas vezes da gengiva até a prótese. “Com os dentes, o tempo age contra. Quando mais cedo os problemas forem diagnosticados, mais simples e mais barato será o tratamento”, explica a cirurgiã.
Sobre as doenças que mais a preocupa, está a periodontite, uma inflamação crônica cuja causa mais frequente é o acúmulo de bactérias na gengiva. “Ela começa silenciosa. As pessoas devem ficar atentas ao sangramento na gengiva ao escovarem os dentes, que com o passar do tempo podem ficar amolecidos. É a segunda principal causa de perda da dentição”, informa.
Para manter um sorriso sempre bonito, Sunyan dá algumas dicas. “Repare em você. A saúde em geral depende da boca. Escove os dentes no mínimo três vezes ao dia e troque de escova mensalmente. Além disso, analise seu sorriso em suas fotos”, explica.
A cirurgiã-dentista completa que “sangramento da gengiva e mau hálito podem ser sintomas de doenças bucais”.
Para mais informações, sobre cuidados bucais, o telefone da Clínica de Suny-an Nunes é (48) 3432 6487 begin_of_the_skype_highlighting              (48) 3432 6487      end_of_the_skype_highlighting.

Nenhum comentário:

Postar um comentário