
Atualmente o Projeto conta com 11 núcleos, atendendo aproximadamente mil crianças e adolescentes com idades variando entre seis e 17 anos.
Conforme o coordenador técnico do Recreio nas Férias do “Segundo Tempo” em Içara, professor Paulo Roberto Sabino Joaquim, essa é uma atividade realizada com as crianças durante o recesso escolar.
Para finalizar essa etapa, acontecerá nesta sexta-feira, dia 30, entre às 9h e 16h, uma festa julina no Complexo Esportivo João Ramos Rousseng. Encerra assim o “Recreio nas Férias”, desenvolvido desde segunda-feira pelo Programa Segundo Tempo.
O objetivo da iniciativa é manter as mais de mil crianças e adolescentes atendidas pelo programa em 11 comunidades de Içara, com atividades de lazer, esporte e cultura durante esse período sem aulas nas redes públicas de ensino.
Segundo Sabino, a festa julina contará com todos os ingredientes tradicionais – pinhão, pipoca, cachorro-quente, entre outros -, e apresentações de danças típicas (quadrilha).
Os núcleos do programa das comunidades Presidente Vargas, Nossa Senhora de Fátima, Jardim Silvana, Cristo Rei, Bairro Aurora (Mineração), Boa Vista, Vila Nova, Pedreira, Lagoa dos Freitas, Balneário Rincão e Barra Velha organizaram os grupos de danças (quadrilhas) e se apresentarão durante o dia.
Além disso, outras apresentações artísticas como o “Bate-lata” e de hip-hop estão agendadas.
O Programa Segundo Tempo é mais um programa idealizado pelo Ministério do Esporte, destinado a democratizar o acesso à prática esportiva, por meio das atividades esportivas e lazer realizadas no contra-turno escolar. Tem a principal fina-lidade de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde e desenvolvimento intelectual e humano, e assegurar o exercício da cidadania.
O programa caracteriza-se pelo acesso a diversas atividades e modalidades esportivas (individuais e coletivas) e ações complementares, desenvolvidas em espaços físicos da escola ou em espaços comunitários, tendo como enfoque principal o esporte educacional. Público alvo: O programa tem como público-alvo crianças e adolescentes expostos aos riscos sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário