O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

GERAL - Reajuste de energia elétrica está valendo há uma semana

Conta de energia elétrica deste mês já trará a taxa determinada e homologada no último dia 13 pela Agência Nacional de Energia Elétrica; Cooperaliança diz que aumento não é significativo.

(Foto: Jhonatan Motta/Jornal Içarense)
O consumidor içarense desembolsará um pouco mais de dinheiro para pagar a conta de energia elétrica deste mês. Já que desde o último dia 14, começou a valer no município o reajuste de 9,75%, determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
O valor da tarifa será compatível com os grupos de consumidores. O cliente considerado de alta tensão, como as indústrias, sofrem aumento de 12,65%, as residência, classificados como baixa tensão, pagam um reajuste de 7,94%, enquanto que os consumidores de baixa renda, os quais participam de algum programa do Governo Federal sofrem acréscimo de apenas 0,97%.
Após a Celesc anunciar o aumento, a Cooperaliança teve duas semanas para se ajustar a mudança. Uma portavoz da cooperativa explicou, que por comprar energia de uma outra empresa, a Cooperaliança teve de aplicar o acréscimo para não ter prejuízos na distribuição.
Outra causa para o aumento, foi a elevação da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), que atua como encargo das empresas de distribuição e de transmissão elétrica.
Todos os anos, o serviço sofre reajuste, sendo que no ano passado o custo ficou mais barato. Conforme a Cooperaliança, o reajuste atual não apresentará danos financeiros ao consumidor içarense.
Já a Subestação S.E. Rincão da Cooperaliança deve ter a parte da construção civil concluída nos próximos 30 dias. A etapa seguinte será a montagem da estrutura que abrigará os transformadores.
As obras iniciaram neste ano com os serviços de terraplanagem e da construção da estrutura que irá abrigar a subestação.
A previsão é que entre o final de 2010 e início de 2011 a subestação já esteja em funcionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário