O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

VARIEDADES - Mirassol recebe ajuda de acadêmicos da Unesc

Projeto de extensão do curso de Economia da Unesc visa criar uma cooperativa para produção de estopas no bairro Mirassol, no Rincão, com o objetivo de ajudar as famílias carentes.

(Foto: Divulgação/Unesc)
Professor e alunos do curso de Economia, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), de Criciúma, estarão na tarde deste sábado, na comunidade do Mirassol, zona sul do Distrito Balneário Rincão, em Içara, para uma atividade de extensão, na qual os acadêmicos vão apresentar e debater os conceitos de Economia Solidária: cooperação, desenvolvimento sustentável, igualitarismo, democracia participativa e autogestão.
O objetivo do grupo, liderado pelo coordenador do curso, Murialdo Canto Gastaldon, é montar uma cooperativa para produzir estopas, proporcionando assim renda e emprego na na comunidade, que é carente de emprego.
De acordo com Gastaldon, a cooperativa será o primeiro empreendimento do Mirassol. “É uma atividade geradora de renda, que será empregada no consumo local podendo gerar outras micro atividades”, explica. “O empreendimento nascerá com a marca da economia solidária, o que estimulará a irradiação desses princípios para outras atividades no local e também para outras comunidades”, destaca.
O bolsista do projeto de extensão, Rodrigo Lessa Pereira, da 6ª fase do curso de Economia, explica que já existe no Mirassol uma fábrica de estopas, que são confeccionadas por algumas mulheres, porém, a logística da fábrica está bastante fragilizada e as mulheres não têm a quem recorrer. “Elas receberam uma doação de máquinas de costura há um tempo e a comunidade descobriu que era possível fabricar estopas. No final de 2009, o professor Murialdo esteve na comunidade, com alunos do curso, e percebeu a dificuldade que as mulheres tinham em tocar o empreendimento. Então, montamos um projeto, e vamos apresentá-lo na comunidade”, explica o estudante da Unesc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário