O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

VARIEDADES - Escritora visita Escola Tranqüilo Pissetti

A direção da Escola Tranqüilo Pisseti, em Içara, criou o projeto Encontro Marcado com o Autor, no qual alunos e professores passam a conhecer obras de escritores da Região Sul de SC.

(Foto: Bruna Borges/ Jornal Içarense)
A direção da Escola Municipal Tranqüilo Pissetti, localizada no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Içara, promoveu o “1º Encontro Marcado com o Autor” nesta segunda-feira, dia 23.
O evento faz parte do projeto pedagógico, idealizado pelas coordenadoras Luciana Geremias e Rosani Viana. “O projeto tem como objetivo aproximar os escritores da região dos leitores, no caso, os alunos e professores da escola, incentivando a prática da leitura”, explica Luciana.
A escritora criciumense, Jheine Rose Danielski, esteve na instituição e assistiu a apresentações preparadas pelos estudantes e educadores. Através de músicas, poemas e jograis, os educandos mostraram o que entederam dos livros O Mistério do Crânio, Uma Aventura na Barragem do Rio São Bento e o livroposter O mosquito Malvado, obras de Jheine.
Em seguida, houve um momento de diálogo entre a escritora e os alunos. “Recebi o convite da professora Luciana, que co-nhece meu trabalho desde 2005. Para mim é muito importante participar, por poder estar mais perto das crianças. A escola tem todo o merecimento pelo resultado deste trabalho”, enfatiza a escritora.
As obras, doadas por Jheine à escola, foram lidas pelos alunos e professoras de 1ª à 5ª série do Ensino Fundamental. Após a leitura, os estudantes desen veram diversas atividades relacionadas aos temas abordados nos livros, como visita à Barragem do Rio São Bento, pelas 5ª séries; estudo de campo no bairro onde a escola está localizada, pelos alunos do 1º ano, que investigaram possíveis focos do mosquito da dengue (aedes aegypti); produção de histórias em quadrinhos e bonecos da dengue com material reciclável, pelos alunos do 3º ano; produção de poemas, jograis, varal literário, apre-sentações de músicas, teatros e painéis interativos com alunos da 4ª série, do 2º ano e turmas 501 e 502. Com isso, as crianças trabalharam de forma integrada as disciplinas de Ciências e Língua Portuguesa.
A escritora de livros infantojuvenis é, também, criadora do personagem Professor Fortulino, que esteve na escola em forma de boneco, animando as crianças. “Os alunos estavam bastante entusiasmados com a visita da autora à escola”, ressalta a pedagoga Rosani Viana.
“Achei bem legal o livro. Aprendi sobre a Barragem do Rio São Bento, quantos litros de água tem. Foi fácil de ler”, conta a estudante da 5ª série, Andriele de Araújo, com os olhos vidrados no Professor Furtulino.
Segundo a diretora da Escola Tranqülo Pissett, Cléria, o aluno é o foco do esforço pedagógico empreendido pela escola, a qual deve ser um lugar prazeroso que favoreça a socialização e a aprendizagem dos alunos.
A escola municipal também desenvolve outras ações de incentivo à leitura como A Hora do Conto, o Vale a Pena Ler, a Mala Literária e o Momento.
De acordo com as professoras, por meio de projetos de incentivo à leitura, os estudantes se sentem motivados não somente a ler, mas também a produzir textos e percebem que isso pode ser bem divertido e prazeroso. A leitura também deve ser incetivado aos pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário