O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

VARIEDADES - Textos de alunos içarenses são selecionados para olimpíada

A comissão julgadora selecionou textos na etapa municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa nesta segunda-feira, dia 23 e seis estudantes içarenses se classificaram para a fase estadual.

(Foto: Bruna Borges/ Jornal Içarense)
Textos de alunos içarenses foram selecionados na etapa municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, nesta segunda-feira, dia 23.
Com o tema O Lugar Onde Vivo, as inscrições foram feitas nas categorias Poema, Memória, Crônica e Artigo de Opinião, conforme a modalidade de ensino de cada escola.
A Secretaria de Educação e Cultura de Içara formou a Comissão Julgadora Municipal que selecionou os trabalhos enviados pelas instituições de ensino.
Fizeram parte da comissão as representantes da GERED, Nelci de Fátima Pereira Metz; e da Secretaria de Educação, Maria Conceição Búrigo Lima; a secretária da Academia Içarense de Letras e Artes, Maria de Fátima Silveira Pavei; a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Teresa Feltrin Borges; e a professora de letras, Fabiana do Amaral.
O concurso, desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), será disputado a nível escolar, municipal, regional, estadual e nacional. “Os textos selecionados serão encaminhados para a coordenação da Olimpíada de Língua Portuguesa, que fará a conferência e enviará ao representante da Secretaria Estadual de Educação. Estes participarão da seleção dos semifinalistas.
Os autores dos textos classificados pela comissão julgadora estadual e respectivos professores deverão participar presencialmente da quarta etapa (seleção dos finalistas) que se reunirão em uma capital brasileira”, explicou a Gestora de Educação, Giovana dos Santos.
A fase estadual vai de 20 de setembro a 22 de outubro de 2010. Neste ano, participaram 18 escolas da rede municipal e mais 11 escolas estaduais de Içara.
Foram inscritos 19 poemas (alunos do 5º e 6º ano); nove memórias (alunos do 7º e 8º ano); oito crônicas (alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio); e dois artigos de opinião (alunos do 2º e 3º ano). A categoria Poema recebeu mais textos pelo fato do município ter mais escolas de nível fundamental, ou seja, até a 5ª série (6º ano).

TEXTOS SELECIONADOS:

POEMA: Trajetória do Meu Lugar
Aluno: Danilo Patrício do Nascimento
Professora: Altina Maria Tournier Warmling
E.M.E.F. José Fernandes Silveira (Sanga Funda)

Desalento de Uma Cidade
Aluna: Eduarda Dos Santos Mauricio
Professora: Alice Martins Carvalho
E.M.E.F. Quintino Rizzieri (Jardim Elizabete)

MEMÓRIAS: As Páginas da Minha Vida
Aluna: Larissa Guessi Batista
Professora: Maria de Lourdes Souza
E.E.B. Ignácio Stakowski (Presidente Vargas)

O Milagre de Santa Bárbara
Aluna: Gabrieli Frasson Massh
Professora: Jucirlei Pereira Casagrande
E.E.F. Alaíde Tabalipa (Esplanada)

CRÔNICA: Belezas da Cidade Mel
Aluno: Jonas Teixeira Ignácio
Professora: Silézia Pizzetti Augustinho
E.M.E.F. Maria Arlete B. Lodetti (Raichaski)

ARTIGO DE OPINIÃO:
O Desrespeito Pega Carona com a Intolerância
Aluna: Vanessa Possamai Vieira
Professora: Denise Cristina Martins Nunes
E.E.B. Profª Salete Scotti dos Santos (Centro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário